São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusados de golpe via Internet são presos

da Agência Folha, em Curitiba

Duas pessoas foram presas em Curitiba (PR) sob a suspeita de lesar clientes do banco Itaú por meio de operações on line.
Sérgio Machado, identificado pela polícia paranaense como sendo um hacker, e Luiz Roberto Alves, 45, foram presos anteontem em um hotel de Curitiba.
Com eles foram encontrados cerca de mil folhas de cheques já compensados de clientes da agência 0548, em Curitiba, documentos falsos, cartões de créditos, telefones celulares e um computador notebook. Machado disse que os cheques que estavam com ele foram encontrados no lixo.
Segundo o delegado-adjunto da Delegacia de Estelionatários, Cícero José, os dois homens presos são suspeitos de fazer transferências bancárias, via Internet, com os dados dos correntistas.
Duas vítimas do golpe procuraram a Delegacia de Estelionato ontem. Uma delas teve R$ 28 mil transferidos de sua conta, mas o dinheiro já teria sido ressarcido pelo banco. O delegado disse que ainda não pode estimar o valor total do golpe que teria sido aplicado pela dupla. "Estamos no início das investigações e todas essas operações ocorriam via on line, o que dificulta o nosso trabalho."
A assessoria de comunicação do banco Itaú, disse que a instituição considera prematuro qualquer comentário antes de uma apuração rigorosa.
Funcionários do banco estiveram ontem na Delegacia de Estelionatários. O delegado vai acompanhar um grupo do Itaú até São Paulo, onde funcionários do banco vão tentar descobrir como operavam os dois acusados.
Ontem, a polícia soube que uma empresa terceirizada contratada pelo Itaú é a responsável pela incineração dos cheques após a compensação. Há suspeita de que funcionários dessa empresa, cujo nome não foi divulgado, estejam envolvidos com os dois presos.



Texto Anterior: Cliente de banco está despreparado, afirma Procon
Próximo Texto: Telefonia: Embratel diminui suas tarifas para ligações internacionais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.