São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCHA LENTA
Entidade quer loja só para genéricos
Remédios chegam às farmácias do Rio

da sucursal do Rio

Os remédios genéricos chegaram lentamente ontem no Rio. Até o final da tarde, apenas as farmácias da Penha, Campo Grande, Piedade, Jacarepaguá e Baixada Fluminense tinham recebido os medicamentos.
Somente no início da noite os genéricos chegaram ao centro e zona sul. A procura dos consumidores foi pequena, mesmo nos locais onde os genéricos estavam à venda.
Na farmácia Caprichosa, da Penha, uma das primeiras a receber os remédios no Grande Rio, ninguém havia aparecido em busca dos genéricos até o final da tarde.
A distribuidora Cecimar, responsável pela distribuição dos três genéricos fabricados pelo laboratório EMS, já comercializou no Grande Rio 2.080 embalagens do antibiótico ampicilina (original Amplacina) e 720 de cefalexina. No caso da ranitidina (original Antak), foram vendidas 714 embalagens para as farmácias.
A previsão é que a maioria das farmácias da capital carioca estejam comercializando os genéricos do EMS até o fim da semana.
A Anaconde (Associação Nacional dos Consumidores e Trabalhadores) promete abrir no centro do Rio de Janeiro, dentro de um mês, uma farmácia para comercialização somente de remédios genéricos e similares.
A informação é do presidente da Anaconde, o advogado José Roberto de Oliveira, que disse já estar em busca de uma farmácia pequena no centro do Rio para fechar o negócio.
O objetivo da farmácia, segundo o advogado, é esclarecer os consumidores sobre os benefícios desses medicamentos. A expectativa é que, dentro de um ano, o estabelecimento comercialize apenas os genéricos lançados no mercado nacional.
A Anaconde é uma entidade privada com sede no Rio. Ela move ações civis públicas a favor de consumidores.


Texto Anterior: Remédios: Vendedor ataca genérico, dizem médicos
Próximo Texto: Farmácia promete treinar balconista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.