São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETROBRAS
Sindicato diz que há risco de novos vazamentos no Rio
Petroleiros entregam lista com irregularidades em refinaria

da Sucursal do Rio

O Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros) de Duque de Caxias entregou ontem ao Ministério Público Federal uma lista de supostas irregularidades na Reduc (Refinaria Duque de Caxias), apontando também para o risco de novos vazamentos na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
O presidente do Sindipetro, Nilson Cesário, disse que todo o sistema de dutos da Reduc está comprometido e que seriam necessários US$ 2 bilhões para recuperá-lo. Segundo ele, um duto condutor de combustível para aviões entre a Reduc e o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim tem válvulas de controle precariamente instaladas.

Sabotagem
Cesário afirmou que uma das válvulas está numa área totalmente sem segurança, guardada apenas por uma grade e um cadeado. ""Qualquer pessoa pode ir lá e quebrar essa válvula. É uma área suscetível a sabotagens e a impactos físicos externos."
A assessoria da Reduc informou que nem a direção da refinaria nem a Petrobras comentariam as denúncias do Sindipetro.
Segundo a assessoria, a empresa abriu suas portas para qualquer procedimento de investigação sobre o vazamento.
A assessoria informou que, caso as avaliações feitas por técnicos da Petrobrás apontem para a necessidade de investimentos ou trabalho de manutenção, eles serão feitos.
Segundo o sindicalista, o vazamento na baía de Guanabara,no mês passado, foi de 4 milhões de litros e não 1,3 milhão de litros como informou a Petrobras.


Texto Anterior: Dutra fica fechada por quatro horas
Próximo Texto: Acidente: Técnicos querem mais detalhes sobre plano para resgatar balsa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.