São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Educação para morte é tema de curso

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Os mesmos médicos do Hospital das Clínicas que organizaram no ano passado o primeiro curso de educação sobre morte na Faculdade de Medicina da USP promovem neste ano o segundo Curso de Tanatologia Educação para a Morte (tel. 0/xx/11/3069-6412; www.antoninorocha.com.br). Também na FMUSP, as aulas serão aos domingos, das 8h às 18h, de março a outubro.
Serão apresentados trabalhos científicos e propostas educacionais de universidades brasileiras. Segundo o professor Franklin Santana Santos, da disciplina de Emergências Clínicas da faculdade e coordenador do curso, nas aulas, será lançado concurso nacional para professores de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, para apresentar o tema a crianças e adolescentes.
O resultado do primeiro curso foi o livro "A Arte de Morrer - Visões Plurais", organizado por Dora Incontri e Franklin Santana Santos (Ed. Comenius, tel. 0/ xx/11/4032-8515) unindo conceitos das aulas sobre aspectos religiosos, filosóficos e estudos da morte pelo viés da ciência.
Nas 303 páginas, divididas em 28 capítulos, são abordados temas como o conceito de morte, por Franklin S. Santos; a morte na perspectiva antropológica (José Carlos S. Rodrigues); a questão da dignidade na vida e na morte (Pe. Leo Pessini); envelhecimento e morte (Ligia Py e José Francisco Oliveira); perdas e processo de luto (Maria Júlia Kovácks) e a negação da morte, por Rossevelt M. S. Cassorla, entre outros.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Viagem pós-folia une sossego a preço baixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.