São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagem pós-folia une sossego a preço baixo

Com o Carnaval antecipado, alta temporada termina em pleno mês de fevereiro e turismo oferece belas paisagens e calmaria

Opções para fugir da chuva e mergulhar, fazer trilhas, surfar ou simplesmente para curtir a brisa em quatro belíssimas praias

ROBERTO DE OLIVEIRA
DA REVISTA DA FOLHA

Praianos, agradeçam ao Carnaval. Como o reinado de Momo foi antecipado neste ano, a chamada "alta temporada" também disse adeus precocemente. Resultado: o troca-troca no calendário teve efeito cascata e acabou levou o setor turístico a estrear a "média temporada" de viagens em pleno mês de fevereiro, oferecendo pacotes a preços mais baratos em praias com menos gente.
As operadoras de turismo em São Paulo começam, a partir desta semana, a vender pacotes turísticos, para as praias nordestinas, até 25% mais em conta que na alta temporada, de acordo com a Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem).
"Estamos apostando na tranqüilidade das praias nordestinas nesta época e no movimento mais calmo nos aeroportos para reduzir o preço e atrair o viajante que tem condições de viajar agora", diz Leonel Rossi Júnior, diretor da entidade.
O objetivo é minimizar os estragos provocados pela curtíssima alta temporada, período de maior volume de viagens, que, neste ano, teve duração de 36 dias -contra a média de 60 dias de anos anteriores.
Um exemplo dessa promoção é a CVC, maior operadora de turismo do Brasil e líder no embarque de passageiros para o Nordeste, que reduziu o valor dos pacotes de praias badaladas da região na ordem de 15%.
O setor hoteleiro está, nas palavras do gerente-executivo da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Luiz Blanc, batendo lata. Para os negócios, o Carnaval no começo de fevereiro foi péssimo -ficando muito próximo ao Réveillon, provocou, por tabela, a antecipação do fim das férias escolares. Resultado: uma queda de 40% na ocupação do setor.
Por conta disso, o desconto nos preços das diárias em hotéis e pousadas do Nordeste chega a 50% a partir desta semana.

Pé na estrada
Quem optar em alugar carro para percorrer praias mais distantes das capitais também vai gastar menos, diz Alberto Faria, conselheiro da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis).
Segundo ele, os preços hoje estão, em média, 15% mais em conta nas regiões praianas, se comparados aos praticados entre o Natal e o Carnaval.
O turista poderá ainda fazer a entrega do carro em hotéis, ter direito a cadeirinha para criança no banco traseiro, mapas e até GPS por parte de algumas locadoras no Nordeste sem pagar a mais por isso.
Outra carta na manga é a ampliação da política de bônus. Quem alugar por sete dias ganha uma diária, número que sobe para três se o aluguel for para 15 dias. Um mês dá direito a dez dias extras. A promoção envolve a maioria das 2.000 locadoras filiadas à Abla.
Há muito o que percorrer e ver na costa brasileira, dona de aproximadamente 2.000 praias de Norte a Sul do país.
Não se deixe abater pela sensação de que, com o fim da folia, o verão se despede. Ainda restam 40 dias para o outono.
E, o que é melhor, a chuva deve dar uma trégua na região Sudeste e o Sol promete continuar dando as caras no Nordeste até o começo de abril, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Para mergulhar, surfar, praticar snorkeling ou simplesmente ficar de preguiça, a seguir, a reportagem elaborou uma pequena amostra de praias quase desertas.
De carro ou avião, escolha a sua rota e aproveite o que resta do verão 2008.


Texto Anterior: Plantão Médico: Educação para morte é tema de curso
Próximo Texto: Coqueirinho (PB) figura no topo do quesito beleza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.