São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

40 mil pessoas acompanham velório em Coari

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

O município de Coari (AM) parou ontem para acompanhar o velório e o enterro de 22 das 24 vítimas do acidente com o avião que caiu na Amazônia, no sábado.
A Polícia Militar estima que, desde o final da tarde de domingo, quando os corpos chegaram ao aeroporto do município, cerca de 40 mil pessoas se dirigiram aos dois ginásios onde ocorreram os velórios. O município tem, segundo o IBGE, 65.222 habitantes.
A Prefeitura de Coari decretou luto oficial de três dias. Ontem foi decretado também feriado. Somente familiares e amigos próximos, identificados com uma faixa de luto na camiseta, podiam entrar no cemitério. A polícia teve de isolar uma área perto do local.
Todo o efetivo da PM em Coari -20 homens- foi deslocado para o velório e o enterro. No ginásio Geraldo Grangeiro, 21 corpos foram velados. A prefeitura dividiu o local em núcleos familiares, onde amigos e curiosos tiveram acesso aos caixões por meio de corredores improvisados. A fila (de pessoas a pé) para chegar ao ginásio, segundo a PM, chegou a 6 km.
No mesmo ginásio foi montado um ambulatório com seis leitos. Uma equipe com três médicos, dois psicólogos, quatro assistentes sociais e enfermeiros fazia plantão no local. Ao menos duas pessoas passaram mal e foram atendidas.
O corpo do copiloto Danilson Cirino Ayres da Silva, 23, foi velado em um outro ginásio da cidade. O piloto César Leonel Grieger, 47, foi enterrado em Manaus e a secretária municipal da Saúde, Joelma Aguiar foi velada em Manacapuru (AM).
"Jamais aconteceu uma tragédia como essa na história do município. Estamos em comoção. Todo mundo conhecia as vítimas", disse o secretário da Casa Civil, Daniel Maciel.


Colaborou FELIPE BÄCHTOLD , da Agência Folha


Texto Anterior: Lista de mortos confirma que aeronave estava superlotada
Próximo Texto: Violência: Garota violentada no PR se recupera, diz pai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.