São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Será que agora o Rubinho vai ou racha?

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Escrevo poucas horas antes do início dos treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, primeira prova do Campeonato Mundial de F-1 do ano 2000.
Devo ter recebido mais de 200 e-mails desde dezembro, quando o anúncio da contratação de Rubens Barrichello foi oficializado pela Ferrari, de gente querendo saber prognósticos para este ano.
Curto e grosso, acho que Rubinho tem talento e técnica de sobra para executar com 100% de aproveitamento todas as metas que a Ferrari espera que ele cumpra nesta primeira temporada. Mas, daí a lutar pelo título logo de cara, ainda mais contra Schumacher, são outros quinhentos.
Como previsões não enchem barriga, que tal examinarmos juntos os prós e contras que podem influenciar o destino de Barrichello na F-1? Vamos aos prós. 1) Rubinho nunca ganhou um GP e tem mais sede de vitória do que seus principais adversários.
2) Ele erra muito pouco em corridas. Me diga qual a última vez que você viu Barrichello cometer um erro durante uma prova e eu lhe darei um sonho de valsa. Por outro lado, erros cometidos por Schummy, Mika Hakkinen e David Coulthard ainda estão frescos na memória.
3) Na Europa, a imprensa especializada não cansa de assinalar que, apesar do show dado na Malásia, Schumacher ainda estaria enfrentando sequelas do acidente sofrido na Inglaterra.
4) Schumacher já fez quatro temporadas pela Ferrari e ainda não conquistou um título com a "rossa". Este ano, a pressão está sobre ele e não sobre Barrichello.
5) Michael Schumacher tem dois filhos, dois títulos mundiais, quatro anos a mais do que Rubinho e o bolso cheio de grana. Nessas condições, você não pensaria duas vezes antes de sair acelerando uma banheira com 250 litros de gasolina?
Agora, aos contras:
1) A falta de auto-confiança de Rubinho sempre foi seu ponto fraco. Irvine percebeu o calcanhar-de-aquiles e usou-o a seu favor quando os dois eram da Jordan.
2) O nosso menino na Ferrari continua a ser ingênuo em suas declarações à imprensa. Schumacher, por outro lado, só usa jornalistas para mandar recados.
3) Se tiver de optar, a Ferrari escolherá Schumacher.
4) Barrichello é dez, mas não devemos esquecer que Schummy tirou o sono até de Senna.
5) Se não mostrar ao menos um ótimo resultado na primeira metade do campeonato, Rubinho irá comer o pão que o diabo amassou na mão da pátria de chuteiras e capacete.

QUALQUER NOTA

Ela merece
A homenagem não poderia ser mais justa e São Paulo inteiro deveria aplaudir de pé. Para quem ainda não sabe, a maternidade do hospital Duprat foi batizada com o nome da queridíssima primeira-dama da cidade, Nicéa Pitta. Não é do peru?

Valor de revenda
Não me pergunte o porquê, mas mais de 60% dos lançamentos exibidos recentemente no salão do automóvel de Genebra eram de cor cinza metálico. Quem estiver trocando de carro deve levar a tendência em consideração.

Pobre Sampa
O que se pode pensar de uma cidade que ostenta em seus cruzamentos faixas avisando que naquele local você tem grandes chances de ser assaltado?


E-mail barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/




Próximo Texto: Guerrilha urbana: Polícia ocupa favela com 450 homens
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.