São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário diz que disputa de poder causou fugas na Febem

MARIANA VIVEIROS
da Reportagem Local

Superlotação, poucos monitores, disputa de poder entre gangues, falta de segurança mais ostensiva e a não liberação de menores que deveriam ter saído antes do Carnaval. Para o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Edsom Ortega, foram esses os fatores que fizeram da Febem do Tatuapé palco de rebeliões e fugas nos últimos dias.
Segundo dados da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, 50 menores tentaram fugir e 22 conseguiram sair do complexo na terça-feira à noite. Desses, 15 foram recapturados. Anteontem, mais 25 menores saíram -21 foram recapturados.
A única medida concreta tomada até agora pela secretaria foi a transferência de cinco menores para os cadeiões de Santo André e de Pinheiros. Eles foram considerados os líderes nas fugas de terça-feira. Segundo o secretário, mais menores devem sair do complexo do Tatuapé e alguns serão transferidos de unidades.
Apesar dos incidentes, Ortega disse não acreditar que a Febem Tatuapé -que abriga 1.400 menores- pode se tornar uma segunda Imigrantes -onde quatro menores foram assassinados na rebelião de outubro do ano passado.
Segundo o monitor Pedro Camilo, 40, que trabalha no "circuito grave" (onde ficam os menores considerados mais agressivos) da Febem Tatuapé, o clima lá está tenso há muito tempo.
Camilo disse que, desde quinta-feira antes do Carnaval, aconteciam tentativas de motim, de fuga e agressões entre menores. Ele confirma que há uma defasagem no quadro de monitores.
Camilo afirma que o projeto de reformulação da Febem feito pelo governo estadual é bom na teoria, mas acha que vai ser difícil de ser colocado em prática.



Texto Anterior: Trio é preso após assalto a ônibus em SP
Próximo Texto: Saúde: Efeito colateral interna 17% de idosos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.