São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa admite reação alérgica

da Reportagem Local

O laboratório Aventis Pharma, que produz o Hidantal, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que todo medicamento pode produzir reação alérgica.
Para isso, basta que o paciente seja sensível ao princípio ativo desse remédio.
A assessoria explica que a síndrome de Stevens-Johnson é uma "manifestação alérgica extrema" e não consta na bula brasileira por ser muito rara. Além disso, pode ser decorrente de outros medicamentos que não o Hidantal.
Por isso, diz a assessoria do laboratório, é difícil identificar o remédio que causou a síndrome no paciente.
A bula americana contém a descrição da síndrome, diz a assessoria, porque nos Estados Unidos a legislação obriga que todas as informações, mesmo as mais raras, como é o caso dessa síndrome, sejam publicadas.
A assessoria ressalta que, como o remédio não deve ser vendido sem prescrição, o médico tem obrigação de acompanhar o paciente. A primeira reação adversa é, segundo a assessoria, uma espécie de urticária (coceira) e quando isso acontece, o remédio deve ter sua prescrição suspensa.
A Aventis Pharma informa ainda que essa síndrome pode ocorrer após a ingestão de sulfas, penicilinas, alguns analgésicos e barbitúricos. (G.A.)

Texto Anterior: Saúde: Efeito colateral interna 17% de idosos
Próximo Texto: Enfermeira teme olhar-se no espelho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.