São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois do caos no Rio, temporais agora castigam Salvador

Na capital baiana, 50 famílias foram desabrigadas; cinco cidades já decretaram situação de emergência no Estado

Na capital baiana, aulas foram suspensas pelo segundo dia; Defesa Civil da capital já contabiliza 137 deslizamentos na cidade

MATHEUS MAGENTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

O temporal que atinge a Bahia desde quarta-feira provocou ontem em Salvador a queda do muro de contenção de um viaduto. Os destroços atingiram um ônibus, e quatro pessoas tiveram ferimentos leves.
De acordo com a Defesa Civil municipal, foram registrados ontem, até o início da noite, 137 deslizamentos de terra em toda a cidade. As aulas foram suspensas pelo segundo dia consecutivo e aproximadamente 50 famílias ficaram desabrigadas.
O índice de chuvas registrado na periferia da capital baiana entre os dias 1º e 9 deste mês já supera o nível esperado para abril inteiro. Foram registrados 336 mm de chuva acumulada no período, sendo que a média esperada era de 326,2 mm.
As fortes chuvas por três dias consecutivos provocaram também acidentes de trânsito, interrupções no fornecimento de energia elétrica e congestionamentos. A Transalvador -estatal municipal que gerencia trânsito e transporte público na capital do Estado - recomendou aos motoristas que evitassem trafegar pela cidade.

Morte
O Estado registrou a segunda morte em razão das chuvas. Anteontem, um pedreiro de 39 anos morreu afogado ao ser arrastado pela correnteza em Feira de Santana. Devido à chuva, cinco cidades decretaram situação de emergência: Feira de Santana, Lauro de Freitas, Maraú, Prado, Itamaraju.
De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva (de moderada a forte intensidade) deve continuar no Estado neste final de semana. A frente fria que atua sobre a Bahia é a mesma que passou pelo Rio de Janeiro durante a semana.

Outros Estados
Em Alagoas, o corpo de um homem foi encontrado ontem em São Sebastião (134 km de Maceió). De acordo com a Defesa Civil estadual, ele estava desaparecido desde anteontem, quando caiu em um bueiro e foi arrastado pela correnteza.
Em Aracaju (SE), os sete pacientes que estavam internados no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da unidade pediátrica do Hospital de Urgência de Sergipe -o maior público do Estado- foram transferidos para outra unidade. Com as chuvas, havia riscos de goteiras e vazamentos no prédio.


Texto Anterior: Há 3 dias no IML, jovem procura por 15 parentes
Próximo Texto: Ondas de até 4 m fecham ruas da orla do Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.