São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

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Após obras, trânsito tem "alívio" à tarde

Depois da entrega do trecho sul do Rodoanel e da nova marginal, congestionamentos só não melhoraram na parte da manhã

Pico da tarde nas últimas quarta e quinta teve redução de lentidão de 87% na Bandeirantes e 56% na marginal em relação a março

DA REPORTAGEM LOCAL

Na primeira semana depois da entrega do trecho sul do Rodoanel e com a marginal Tietê já ampliada, os congestionamentos na cidade de São Paulo ficaram abaixo da média -com exceção do período da manhã.
O efeito mais visível foi a redução do trânsito na avenida dos Bandeirantes, devido aos caminhões que migraram para a nova alça do Rodoanel, beneficiando também a viagem por outras vias da zona sul paulistana, como no complexo Maria Maluf e Juntas Provisórias.
Os motoristas, entretanto, enfrentaram lentidões acima do normal durante alguns dias no corredor da 23 de Maio, na av. Nove de Julho e até na marginal Pinheiros, mesmo quando não havia ocorrências graves (como acidentes e bloqueios) para comprometê-las.
Medições da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontaram para uma redução próxima de 20% dos engarrafamentos no decorrer do dia na comparação com a última semana completa de março deste ano -quando a capital sofria com as obras na marginal.
Em relação ao primeiro semestre do ano passado -antes das obras que agravaram as condições do trânsito-, a diminuição ficou próxima de 5%.
As melhorias foram a partir da hora do almoço e durante a tarde. Pela manhã, não houve impacto significativo -em relação a 2009, até piorou. A chuva pode ter influenciado.
Pelas estimavas da prefeitura, a alça sul do Rodoanel e a ampliação da marginal deveriam levar à queda de 10% a 12% na lentidão da cidade.
Jaime Waisman, especialista em trânsito e professor da USP, considera que não dá para achar que as duas obras viárias possam "resolver os problemas de circulação em São Paulo".
"Dizer que melhorou ou piorou substancialmente seria muito precipitado neste momento por ser um período muito curto. Um carro que quebra, um acidente, qualquer imprevisto provoca variações diariamente. Para avaliar se teve um impacto mais relevante, só depois de 30 a 60 dias", diz Waisman, que foi a favor do Rodoanel e da ampliação da marginal.
A partir das aferições da CET no pico da tarde das últimas quarta e quinta, a Folha verificou que a lentidão, na comparação com dois dias de março, caiu 87% na Bandeirantes, 77% na Dr. Arnaldo, 56% na marginal Tietê e 39% na Radial Leste. No corredor da 23 de Maio e da Nove de Julho, entretanto, estava 15% maior. E na marginal Pinheiros, muito pior na quarta, mas melhor na quinta. Ela ultrapassou a Tietê e se tornou a via com mais quilômetros de filas em São Paulo.
Waisman avalia que os resultados pontuais em cada via (positivos ou negativos) ainda não podem ser atribuídos diretamente às obras, com exceção da av. dos Bandeirantes e suas imediações da zona sul, devido à queda "visível" de caminhões.
"É ilusão achar que uma via da zona leste melhorou num dia ou outro devido à obra", diz.


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