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Após obras, trânsito tem "alívio" à tarde
Depois da entrega do trecho sul do Rodoanel e da nova marginal, congestionamentos só não melhoraram na parte da manhã
Pico da tarde nas últimas quarta e quinta teve redução de lentidão de 87% na Bandeirantes e 56% na marginal em relação a março
DA REPORTAGEM LOCAL
Na primeira semana depois
da entrega do trecho sul do Rodoanel e com a marginal Tietê
já ampliada, os congestionamentos na cidade de São Paulo
ficaram abaixo da média -com
exceção do período da manhã.
O efeito mais visível foi a redução do trânsito na avenida
dos Bandeirantes, devido aos
caminhões que migraram para
a nova alça do Rodoanel, beneficiando também a viagem por
outras vias da zona sul paulistana, como no complexo Maria
Maluf e Juntas Provisórias.
Os motoristas, entretanto,
enfrentaram lentidões acima
do normal durante alguns dias
no corredor da 23 de Maio, na
av. Nove de Julho e até na marginal Pinheiros, mesmo quando não havia ocorrências graves (como acidentes e bloqueios) para comprometê-las.
Medições da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
apontaram para uma redução
próxima de 20% dos engarrafamentos no decorrer do dia na
comparação com a última semana completa de março deste
ano -quando a capital sofria
com as obras na marginal.
Em relação ao primeiro semestre do ano passado -antes
das obras que agravaram as
condições do trânsito-, a diminuição ficou próxima de 5%.
As melhorias foram a partir
da hora do almoço e durante a
tarde. Pela manhã, não houve
impacto significativo -em relação a 2009, até piorou. A chuva pode ter influenciado.
Pelas estimavas da prefeitura, a alça sul do Rodoanel e a
ampliação da marginal deveriam levar à queda de 10% a
12% na lentidão da cidade.
Jaime Waisman, especialista
em trânsito e professor da USP,
considera que não dá para
achar que as duas obras viárias
possam "resolver os problemas
de circulação em São Paulo".
"Dizer que melhorou ou piorou substancialmente seria
muito precipitado neste momento por ser um período muito curto. Um carro que quebra,
um acidente, qualquer imprevisto provoca variações diariamente. Para avaliar se teve um
impacto mais relevante, só depois de 30 a 60 dias", diz Waisman, que foi a favor do Rodoanel e da ampliação da marginal.
A partir das aferições da CET
no pico da tarde das últimas
quarta e quinta, a Folha verificou que a lentidão, na comparação com dois dias de março,
caiu 87% na Bandeirantes, 77%
na Dr. Arnaldo, 56% na marginal Tietê e 39% na Radial Leste. No corredor da 23 de Maio e
da Nove de Julho, entretanto,
estava 15% maior. E na marginal Pinheiros, muito pior na
quarta, mas melhor na quinta.
Ela ultrapassou a Tietê e se tornou a via com mais quilômetros de filas em São Paulo.
Waisman avalia que os resultados pontuais em cada via (positivos ou negativos) ainda não
podem ser atribuídos diretamente às obras, com exceção
da av. dos Bandeirantes e suas
imediações da zona sul, devido
à queda "visível" de caminhões.
"É ilusão achar que uma via
da zona leste melhorou num
dia ou outro devido à obra", diz.
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