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Ônibus poderá ser monitorado on-line em SP
Dados como tempo de espera, velocidade, localização e número de ônibus nos corredores estarão na internet
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL
A partir de segunda-feira, o
usuário do transporte público
em São Paulo poderá sair de casa sabendo quanto tempo irá
esperar no ponto de ônibus.
Dados como tempo, velocidade média, localização e quantidade de ônibus nos nove corredores exclusivos, no expresso
Tiradentes e em 19 dos 27 terminais estarão na internet, por
um sistema de monitoramento
via GPS. As informações também podem ser obtidas pelo
156. O sistema foi anunciado
ontem pela prefeitura.
Batizado de Olho Vivo pela
Secretaria de Transportes, o
sistema permite ainda que os
painéis eletrônicos já instalados em quatro corredores e 15
terminais informem o tempo
que falta para o ônibus chegar.
A SPTrans não informou quando o sistema será estendido a
todos os terminais.
Mostradores desse tipo são
comuns em cidades como Nova
York, nos EUA. Na América Latina, o Transmilênio, utilizado
em Bogotá, na Colômbia, também possui os painéis.
O sistema, implementado a
um custo de R$ 400 milhões,
pode facilitar também o planejamento das linhas da cidade.
"Iremos ter o custo exato de cada ônibus, quanto ele rodou e se
ele é necessário na linha. Fica
mais econômico calcular tarifas e o repasse orçamentário",
disse o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes.
Os dados sobre os coletivos
serão transmitidos em tempo
real por aparelhos de GPS instalados em 85% dos cerca de 15
mil ônibus da cidade a uma
central da SPTrans (São Paulo
Transporte). Até o fim do ano, o
sistema deve ser instalado no
restante da frota.
Sistema semelhante implantado em Santos, em 2007, ajudou a resolver problemas como
engarrafamentos de ônibus.
"Às vezes, um passageiro ficava esperando um tempão, depois vinham dois, três ônibus
da mesma linha", conta o presidente da CET da cidade, Rogério Crantschaninov. "Agora,
mandamos uma mensagem para o motorista e o mais vazio
passa à frente."
O sistema da capital também
permite envio de mensagens
instantâneas aos motoristas
-o que pode ajudar a evitar
problemas como os engarrafamentos no corredor da estrada
do M'Boi Mirim. Eles provocaram, em março, um protesto no
qual cerca de mil pessoas fecharam a rua por seis horas.
Conforme revelou a Folha
em março, a velocidade média
nos corredores de ônibus caiu
7% em 2007 com relação ao
ano anterior -de 18,3 km/h para 17 km/h, em média. O ideal é
entre 25 km/h e 30 km/h.
Colaborou Cinthia Rodrigues
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