São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

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Ônibus poderá ser monitorado on-line em SP

Dados como tempo de espera, velocidade, localização e número de ônibus nos corredores estarão na internet

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de segunda-feira, o usuário do transporte público em São Paulo poderá sair de casa sabendo quanto tempo irá esperar no ponto de ônibus.
Dados como tempo, velocidade média, localização e quantidade de ônibus nos nove corredores exclusivos, no expresso Tiradentes e em 19 dos 27 terminais estarão na internet, por um sistema de monitoramento via GPS. As informações também podem ser obtidas pelo 156. O sistema foi anunciado ontem pela prefeitura.
Batizado de Olho Vivo pela Secretaria de Transportes, o sistema permite ainda que os painéis eletrônicos já instalados em quatro corredores e 15 terminais informem o tempo que falta para o ônibus chegar. A SPTrans não informou quando o sistema será estendido a todos os terminais.
Mostradores desse tipo são comuns em cidades como Nova York, nos EUA. Na América Latina, o Transmilênio, utilizado em Bogotá, na Colômbia, também possui os painéis.
O sistema, implementado a um custo de R$ 400 milhões, pode facilitar também o planejamento das linhas da cidade. "Iremos ter o custo exato de cada ônibus, quanto ele rodou e se ele é necessário na linha. Fica mais econômico calcular tarifas e o repasse orçamentário", disse o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes.
Os dados sobre os coletivos serão transmitidos em tempo real por aparelhos de GPS instalados em 85% dos cerca de 15 mil ônibus da cidade a uma central da SPTrans (São Paulo Transporte). Até o fim do ano, o sistema deve ser instalado no restante da frota.
Sistema semelhante implantado em Santos, em 2007, ajudou a resolver problemas como engarrafamentos de ônibus.
"Às vezes, um passageiro ficava esperando um tempão, depois vinham dois, três ônibus da mesma linha", conta o presidente da CET da cidade, Rogério Crantschaninov. "Agora, mandamos uma mensagem para o motorista e o mais vazio passa à frente."
O sistema da capital também permite envio de mensagens instantâneas aos motoristas -o que pode ajudar a evitar problemas como os engarrafamentos no corredor da estrada do M'Boi Mirim. Eles provocaram, em março, um protesto no qual cerca de mil pessoas fecharam a rua por seis horas.
Conforme revelou a Folha em março, a velocidade média nos corredores de ônibus caiu 7% em 2007 com relação ao ano anterior -de 18,3 km/h para 17 km/h, em média. O ideal é entre 25 km/h e 30 km/h.


Colaborou Cinthia Rodrigues


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