São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORTALEZA

Universidade deixa 14 mil sem aula após invasão de sem-teto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

As aulas de 14 mil alunos de graduação e pós-graduação da UFC (Universidade Federal do Ceará) foram suspensas ontem por causa de uma invasão de um grupo de sem-teto no maior campus da instituição, em Fortaleza.
A Justiça Federal já determinou a reintegração de posse da área, o que deveria ter ocorrido até 1º de maio, mas a Polícia Federal ainda não cumpriu a ordem.
Além das aulas, as atividades administrativas do campus foram interrompidas.
Cerca de mil sem-teto invadiram a área em 25 de abril. Derrubaram 1.600 m de muro e ergueram barracos de lona. O terreno, com quadras e uma área de estudos agrários, foi dividido entre as famílias e demarcado.
Os invasores negam pertencer a grupos organizados. Afirmam ser moradores de um bairro próximo, o Panamericano, e que o terreno invadido foi prometido para a construção de casas populares. A UFC não confirma.
Apenas seguranças contratados pela UFC fazem a vigilância do local. Por ser uma área federal, a desocupação deve ser feita pela PF.
A PF no Ceará diz que a ordem ainda não foi cumprida porque era necessário planejar a ação, visto que o efetivo do Estado é insuficiente para executar a reintegração. Por causa disso, a Polícia Militar vai ajudar na operação, que deverá ocorrer até quarta.
As aulas só serão reiniciadas no campus invadido depois da desocupação. Os prejuízos com a invasão superam R$ 1,7 milhão, diz a UFC.


Texto Anterior: Ônibus poderá ser monitorado on-line em SP
Próximo Texto: Ceará: Governo deve gastar R$ 5,6 mi com manutenção de carros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.