São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Dirigente nega desrespeito e problema pedagógico

DA REPORTAGEM LOCAL

O armazenamento dos corpos não é desrespeitoso. Há dificuldade geral para receber cadáveres e não há problemas pedagógicos. O descarte do formol está regularizado e as novas salas serão utilizadas.
Essa são as respostas do diretor do instituto, Rui Curi, e do chefe do departamento de anatomia, Jackson Bittencourt. Abaixo, trechos da entrevista. A reitoria não se manifestou.

Conservação de corpos
São usados baldes e caixas-d'água porque os tanques de aço não funcionam. "Qualquer escola usa isso. Não há desrespeito com os corpos", disse Bittencourt. A empresa que forneceu a estrutura metálica foi notificada para fazer o reparo.
O novo sistema permitirá que os corpos sejam manuseados mais facilmente, pois conta com mecanismo hidráulico. E as caixas d'água têm durabilidade menor. "Não que haja problemas hoje", disse o diretor.
Sobre as críticas do promotor, Bittencourt diz: "Ficaremos honrados com a visita dele, para mostrarmos as instalações".

Mau estado dos corpos
"As peças são usadas até o seu limite. Não há problemas pedagógicos. Depois, são enterradas", disse o chefe da anatomia.
Todas as escolas enfrentam dificuldades em obter corpos, devido ao aumento de escolas médicas no país e os custos do processo, dizem os dirigentes. Segundo eles, há um mês a pró-reitoria de graduação decidiu ajudá-los a bancar os gastos.

Descarte de formol
Para o diretor do ICB, "a questão está resolvida". Agora, o formol é armazenado em tanques e retirado por caminhões, que levam para tratamento. "Ele já poderia ser jogado na rede, por ser muito diluído. Como houve dúvidas, mudamos o procedimento", disse Curi.
Eles não veem problema no uso da substância, devido ao alto índice de diluição e ao sistema de exaustão na escola.

Novas salas
Os dirigentes dizem que os funcionários tiveram de focar nas respostas às denúncias, atrasando a compras dos materiais. O problema já foi sanado.


Texto Anterior: Entrevista: Para docente, conservação "não é a ideal"
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.