São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

País elimina transmissão de Chagas por barbeiro "caseiro"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Organização Pan-Americana de Saúde concedeu ontem ao Brasil um certificado de eliminação da transmissão da doença de Chagas pelo barbeiro "caseiro", inseto que vive em colônias dentro de buracos nas paredes de habitações precárias.
Segundo o Ministério da Saúde, insetos que invadiam as casas foram a principal forma de transmissão da doença. Entre 1975 e 1983, eram encontrados cerca de 20 mil barbeiros por ano principalmente em residências rurais da Bahia, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
No ano passado, de acordo com a pasta, foram achados apenas 187 insetos em um levantamento semelhante realizado em quase 2 milhões de imóveis do país.
A doença é causada por um parasita que infesta o tubo digestivo do barbeiro. A transmissão para humanos se dá pelas fezes que o inseto deposita sobre a pele das pessoas enquanto suga o sangue. No país, calcula-se que haja mais de 2 milhões de infectados.
A eliminação da principal forma de transmissão, no entanto, não significa a erradicação da doença de Chagas, destaca Pedro Albajar, consultor da ONG Médico Sem Fronteiras.
"Agora restam outras batalhas. Essa foi a principal", afirmou ainda o consultor, que alerta para a necessidade de controle da transmissão oral da doença, fato que ocorreu em Santa Catarina em 2005, quando pessoas foram contaminadas ao beber caldo de cana. O barbeiro pode ter contaminado a cana. (FABIANE LEITE)


Texto Anterior: Jogos mal começaram, mas já irritam a tribo dos que odeiam o campeonato
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.