São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais Saudável

APETITE DAS CRIANÇAS PASSA POR FASES DIVERSAS

DA REPORTAGEM LOCAL

Queixa pediátrica mais freqüente em todo o mundo, segundo o nutrólogo e pediatra da Unifesp Mauro Fisberg, a alimentação das crianças passa por diferentes fases. Ao final do primeiro ano, a diminuição da velocidade do crescimento leva à redução do apetite. Depois, na fase pré-escolar, outros interesses concorrem com a comida, o que leva a novas perdas na alimentação. Para Fisberg, alguma irregularidade é normal, mas as mães devem ficar atentas em relação à carência alimentar. O tema será discutido nesta semana no Ganepão.

MITO OU VERDADE
Ovo de codorna é afrodisíaco?
MITO.
O alimento ganhou fama por causa da marchinha de Carnaval "eu quero ovo de codorna para comer/o meu problema ele vai ter que resolver". Segundo Maria Lucia Garcia, presidente da SBGAN, não existe comprovação de que o ovo de codorna seja afrodisíaco. Ele é apenas bastante nutritivo.

PESQUISA VAI APONTAR INCIDÊNCIA DE HEPATITE
Um levantamento em todas as capitais do país vai determinar a prevalência das hepatites virais (tipos A, B e C). Os trabalhos começam nesta quinta e devem terminar dentro de três meses.
Serão entrevistadas 32 mil pessoas em todo o país. Haverá também coleta de sangue para análise e comprovação da doença. Em São Paulo, os trabalhos ficarão a cargo da Faculdade de Medicina da USP. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde.

AUTOTESTE IDENTIFICA MENOPAUSA
Com o mesmo princípio de um teste de farmácia para gravidez, foi lançado um produto que identifica se a mulher já chegou na menopausa. Basta fazer uma coleta de urina e mergulhar a tira no recipiente. O teste leva cinco minutos.


Texto Anterior: Síndrome de Down será diagnosticada a partir do mesmo princípio, diz cientista
Próximo Texto: Plantão Médico: Pedagogia deveria ter residência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.