São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

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Pedagogia deveria ter residência

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Na audiência pública da Comissão de Educação do Senado realizada terça-feira, o especialista em educação Célio da Cunha, da Unesco, considerou a residência médica como a melhor forma de treinamento e de encontro da teoria com a prática para a formação dos profissionais da medicina.
A residência também permite ao médico recém-formado apreender conhecimentos desta área profissional em um a dois anos -o que de outra forma levaria aproximadamente dez anos para alcançar.
Nos países mais avançados na área da educação, nenhum professor em início de carreira entra em uma sala de aula sem antes passar por um bom treinamento. Por isso, o professor Célio da Cunha sugere a implantação de uma "residência pedagógica" no Brasil, aproveitando o princípio básico da residência médica.
Esta "residência pedagógica", segundo o especialista, poderia ser uma escola de referência onde o futuro professor, sob supervisão e orientação de docentes experientes, irá adquirir instrumental pedagógico e segurança para a sua atividade de ensino.
Em nosso meio, o magistério foi muito desvalorizado e, com o tempo, foi se desqualificando, acrescentou.
As universidades e faculdades, com raras exceções, não conseguem formar um bom professor com pleno domínio técnico-pedagógico para assegurar o sucesso da aprendizagem básica. O que explica observar-se no Brasil o grande contingente de crianças que chegam à quarta série do ensino fundamental sem o domínio dos códigos elementares de escrita e leitura, concluiu.

julio@uol.com.br

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
A OMS (Organização Mundial da Saúde) comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue no próximo dia 14. Neste ano, o destaque será dado às transfusões que previnem as mortes durante o parto ou a gestação, de mais de meio milhão anualmente, segundo a OMS.


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