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Pedagogia deveria ter residência
JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA
Na audiência pública da Comissão de Educação do Senado realizada terça-feira, o especialista em educação Célio da Cunha, da Unesco, considerou a residência médica como a melhor forma de treinamento e de encontro da teoria
com a prática para a formação
dos profissionais da medicina.
A residência também permite ao médico recém-formado apreender conhecimentos
desta área profissional em um
a dois anos -o que de outra
forma levaria aproximadamente dez anos para alcançar.
Nos países mais avançados
na área da educação, nenhum
professor em início de carreira entra em uma sala de aula
sem antes passar por um bom
treinamento. Por isso, o professor Célio da Cunha sugere
a implantação de uma "residência pedagógica" no Brasil,
aproveitando o princípio básico da residência médica.
Esta "residência pedagógica", segundo o especialista,
poderia ser uma escola de referência onde o futuro professor, sob supervisão e orientação de docentes experientes, irá adquirir instrumental pedagógico e segurança para a
sua atividade de ensino.
Em nosso meio, o magistério foi muito desvalorizado e,
com o tempo, foi se desqualificando, acrescentou.
As universidades e faculdades, com raras exceções, não
conseguem formar um bom
professor com pleno domínio
técnico-pedagógico para assegurar o sucesso da aprendizagem básica. O que explica observar-se no Brasil o grande contingente de crianças que
chegam à quarta série do ensino fundamental sem o domínio dos códigos elementares
de escrita e leitura, concluiu.
julio@uol.com.br
DIA MUNDIAL DO
DOADOR DE SANGUE
A OMS (Organização
Mundial da Saúde) comemora o Dia Mundial do
Doador de Sangue no próximo dia 14. Neste ano, o
destaque será dado às
transfusões que previnem
as mortes durante o parto
ou a gestação, de mais de
meio milhão anualmente,
segundo a OMS.
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