São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Piauí tem epidemia de dengue, com 5.097 casos

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

O Piauí enfrenta uma epidemia de dengue. Houve 5.097 notificações da doença no Estado desde o início do ano. Cinco pessoas já morreram de dengue hemorrágica em Teresina.
A dengue já atingiu 108 dos 223 municípios do Piauí -48% do total. O governo do Estado requisitou apoio ao governo federal para combater a doença.
Os 5.097 casos notificados neste ano representam aumento de 78% em relação aos 2.864 casos registrados nos cinco primeiros meses de 2006.
A situação é mais grave na capital, em Teresina, onde houve 1.096 casos da doença. Parnaíba, com 882 casos, e Buriti dos Lopes, com 347, são os outros dois municípios mais atingidos.
Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que causa a dengue, o governo do Estado estuda utilizar aviões para pulverizações aéreas de inseticidas. O Ministério da Saúde aponta que a medida não é eficaz se comparada a pulverizações feitas em solo.
Atualmente, a Secretaria da Saúde do Estado possui 25 "carros fumacê" -três foram enviados pelo Ministério da Saúde na última semana.

Subnotificação
Para especialistas em saúde do Estado, o número de casos de dengue é muito maior, em razão de muitos casos deixarem de ser notificados.
A Secretaria de Saúde estadual projeta que, por causa da subnotificação, em torno de 40 mil pessoas possam estar com dengue. Até 5 de maio, 246.833 casos de dengue haviam sido notificados no país.


Texto Anterior: Paraty é acusada de desrespeitar patrimônio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.