São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai avaliação positiva de faculdade pública

FABIANA REWALD
DE SÃO PAULO

A avaliação da população sobre a qualidade do ensino superior público no país piorou entre 2008 e 2010.
Há dois anos, segundo pesquisa do Ibope, 55% dos entrevistados avaliavam esse nível de ensino como ótimo ou bom. Neste ano, o percentual caiu para 45%. Isso porque mais entrevistados passaram a considerar regular esse ensino -não houve alta no conceito ruim/péssimo.
Para Ryon Braga, do Grupo Hoper, consultoria na área de ensino superior, dois fatores contribuíram para a queda na avaliação positiva.
O primeiro, diz ele, é o "sucateamento" das universidades federais, que passaram por programas de expansão, mas apresentam problemas para receber mais alunos.
O outro fator apontado por ele é a maior inclusão social, motivada pela utilização de cotas em vestibulares, que facilitaram o acesso de alunos com renda mais baixa.
Com isso, diz ele, os estudantes percebem uma queda no desempenho médio dos colegas -o que, porém, tende a melhorar nos próximos anos, à medida que o nível dos alunos de diferentes faixas de renda se igualar.
A pesquisa foi encomendada ao Ibope pelo movimento Todos pela Educação.


Texto Anterior: Educação: Sisu abre hoje inscrição com 16,5 mil vagas
Próximo Texto: Arábia Saudita proíbe brasileiro de deixar o país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.