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SP fica entre as piores no ranking do ensino
Capital paulista ficou em 21º lugar entre 26 capitais (Brasília não foi incluída) em português e em 20º em matemática
Avaliação foi feita em 2005 pelo Ministério da Educação; para especialistas, resultado é reflexo da formação deficitária dos professores
DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL
A quarta série da rede de ensino da Prefeitura de São Paulo
está entre as sete piores do país,
quando comparada com a das
demais capitais do Brasil. O desempenho foi avaliado no fim
de 2005 pela Prova Brasil, realizada pelo Ministério da Educação, e mostra o município em
21º lugar entre 26 capitais (Brasília não foi incluída) em português e em 20º em matemática.
O resultado só foi divulgado no
final de junho, mas apenas com
os dados específicos de cada escola. O ranking geral foi feito
pela Folha.
Com média 160,42 na primeira disciplina e 166,86 na segunda, os alunos das escolas
municipais não alcançaram
nem a metade do total de pontos possíveis nas provas, que é
de 350. Eles ainda ficaram 12
pontos abaixo da média nacional em língua portuguesa e 13
pontos abaixo em matemática.
A diferença da rede municipal de São Paulo para a de
Campo Grande, primeira colocada em português, é de 31
pontos e, para Curitiba, que encabeça o ranking de matemática, é de 28. Mas, na oitava série,
São Paulo ganha posições e
passa para a 12ª colocação em
ambas as disciplinas.
O secretário municipal da
Educação, Alexandre Schneider, afirma não ter se surpreendido com os resultados.
"Esperava por esse desempenho porque já tínhamos detectado problemas na rede. Ele é
fruto de anos de gestão que
confundia educação com ação
social", afirma. "As escolas se
tornaram pontos de distribuição de projetos sociais que vão
desde uniforme até renda mínima e acabaram sobrecarregadas. O corpo docente deixou
de ter como única obrigação o
desenvolvimento do programa
pedagógico, que deve ser o foco
principal da educação."
O secretário afirma que as
escolas precisam voltar o foco
para o ensino e conta que já há
um grupo de estudos em parceria com a Secretaria de Gestão
para resolver como ficará a distribuição dos projetos sociais e,
assim, liberar diretores de escola dessas obrigações. Ele ressalta, no entanto, que todos os
benefícios serão mantidos.
Formação dos professores
Ana Rosa Abreu, que coordenou os Parâmetros Curriculares Nacionais e faz parte do
Instituto Sangari (ONG com foco na educação básica), acredita que a sobrecarga no corpo
docente influencia a má qualidade do ensino municipal em
São Paulo, mas, para ela, o principal problema está na formação dos professores.
"A rede da capital é hoje uma
rede desgastada. Foram feitas
muitas capacitações, muitas
delas com projetos excelentes,
mas todas de maneira desarticulada", diz. "O professor não
consegue aplicar o que aprende
na sala de aula. Temos um
shopping de projetos de formação sem nenhum impacto na
prática."
Lisandre Maria Castelo
Branco, da Faculdade de Educação da Universidade de São
Paulo, concorda que o problema está na formação do professor, que, segundo ela, " não foi
formado para ter uma preocupação em compreender a realidade dos alunos que o cercam
nem para entender -e, assim,
explicar- os motivos de ensinar determinadas matérias".
Para Lisandre, o resultado
ajuda a desmontar o mito de
que tudo é melhor em São Paulo. "É ilusão achar que nas grandes metrópoles estão as melhores oportunidades de trabalho,
de ensino ou do que for. A vida
para quem não tem dinheiro
aqui é brutal."
Já a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Maria do Pilar Lacerda, também secretária
municipal de Educação de Belo
Horizonte, diz que é impossível
comparar as redes porque as
condições do país são muito diferentes. "Temos de analisar as
dificuldades de cada cidade. As
avaliações servem para cada
sistema refletir sobre seus erros e melhorar."
NA INTERNET - Veja o ranking completo das capitais
www.folha.com.br/061883
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