São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Resultados são insatisfatórios em todo o país

DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados da Prova Brasil comprovaram que a qualidade do ensino básico brasileiro continua bem abaixo do ideal. A média de pontos obtidos pelos alunos da oitava série é a que os da quarta série deveriam ter conseguido, segundo parâmetros internacionais.
Segundo o exame, alunos de quarta série, por exemplo, ainda se atrapalham ao interpretar textos mais longos e não conseguem ler as horas em relógios de ponteiros. A média brasileira dessa série em português foi de 172,91 e, em matemática, de 179,98. Na oitava série, as médias foram 222,63 e 237,46, respectivamente. O total de pontos possíveis era de 350.
O exame foi aplicado pela primeira vez no ano passado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão do MEC responsável pelas avaliações nacionais) e ainda não se sabe qual será sua periodicidade. Em 2005, a prova foi feita em 5.398 municípios de todos os Estados, avaliando 3.306.378 alunos.
O objetivo do exame, segundo o Inep, é auxiliar no direcionamento de recursos financeiros e na implantação de ações pedagógicas. (DT)


Texto Anterior: SP fica entre as piores no ranking do ensino
Próximo Texto: Sem capacete, grupo faz rapel em viaduto de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.