São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRADAS

Câmeras vão rastrear carros irregulares

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério das Cidades vai oficializar hoje um convênio que prevê a ampliação de câmeras em rodovias brasileiras que identificam, pela placa, veículos irregulares, inclusive roubados, e facilitam a abordagem da polícia.
Seis desses aparelhos já vinham sendo testados pela Fenaseg (que representa as seguradoras) há mais de um ano em Estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Acre.
Com a formalização do projeto, serão instalados 15 equipamentos pela entidade até dezembro, principalmente na fronteira com países da América do Sul. A promessa é elevar essa quantidade para 50 no ano que vem, atingindo também as estradas de São Paulo.
Essas câmeras fazem a leitura da placa do veículo e cruzam as informações automaticamente com os dados oficiais do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Infoseg (Informações sobre Segurança Pública), da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Quando existe alguma irregularidade -falta de licenciamento ou IPVA atrasado, por exemplo-, esse sistema dá um sinal que serve de orientação para que esses motoristas sejam abordados pela fiscalização.
No período de testes, segundo a Fenaseg, de um total de 3 milhões de veículos identificados pelos aparelhos, 1.421 eram roubados. O custo do sistema, por enquanto, está sendo bancado pela entidade, que tem interesse direto nessa apreensão. O aluguel mensal de cada equipamento se aproxima de U$ 8.000 (mais de R$ 24 mil).


Texto Anterior: Crime na rede: 9 são presos por desvio de dinheiro
Próximo Texto: Poder paralelo: Traficantes da Rocinha invadem Vidigal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.