São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF só atenderá para passaporte quem agendar via internet

Medida vale para cinco unidades da Grande São Paulo; sistema de retirada de senhas continua só até 17 de agosto

Objetivo é evitar filas; passaportes de urgência e de emergência, no entanto, ainda serão feitos sem precisar de agendamento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o objetivo de evitar filas para a emissão do passaporte em São Paulo, a Polícia Federal começa hoje a agendar o atendimento pela internet. O serviço está disponível no site www. dpf.gov.br, mas só é possível marcar atendimento pessoal a partir de 20 de agosto.
Até o dia 17 deste mês, o antigo sistema de retirar senhas na PF de São Paulo continua valendo. Depois, somente quem fizer agendamento via internet será atendido.
Passaportes de urgência e de emergência, no entanto, ainda serão feitos sem o agendamento. O primeiro é emitido em casos de viagens inesperadas ou, por exemplo, quando alguém chega ao aeroporto e percebe que o documento perdeu a validade. Já o passaporte de emergência vale para casos como doença ou morte na família e tem validade de um ano.
Pelo site da PF, é possível marcar o atendimento em São Paulo na superintendência regional, na Lapa (zona oeste), e nas unidades dos shoppings Ibirapuera e Eldorado.
Na Grande São Paulo, as opções são o shopping ABC e o aeroporto internacional de Guarulhos. No interior do Estado, o agendamento pela internet ainda não está disponível.
Haverá postos de auto-atendimento na PF para facilitar o acesso à internet.
Segundo o órgão, o atendimento com hora marcada evitará filas. A previsão é que 17 pessoas sejam atendidas a cada 20 minutos. O órgão espera diminuir a concentração de atendimentos na superintendência regional da capital, apostando que será mais fácil agendar em outras unidades.
Atualmente, são feitos cerca de 850 atendimentos por dia em São Paulo, mas esse número deverá aumentar a partir de setembro, mês no qual a PF prevê inaugurar os postos de atendimento do metrô Tatuapé e Alphaville (Grande SP).
O novo passaporte, emitido em uma caderneta azul, tem sistemas de segurança que dificultam a falsificação. O documento só está disponível em algumas cidades brasileiras -a lista pode ser consultada no site da PF. (VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: 900 cédulas e moedas raras são furtadas do museu do Ipiranga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.