São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 Quem são as maiores vítimas de acidentes com serpentes?
Os trabalhadores rurais do sexo masculino são os mais picados. As pernas e pés são as áreas mais atingidas (70,8% dos acidentes) e as épocas mais freqüentes são primavera e verão, quando serpentes e pessoas se movimentam mais.

2 Como fazer para se proteger?
O uso de botas de cano alto é a melhor solução contra as serpentes. Para mexer em folhagens, troncos ou buracos, é melhor usar luvas de couro. Manter os arredores da casa limpos, sem folhas secas, entulhos ou lixo que atraia ratos é indicado tanto contra serpentes quanto contra escorpiões e aranhas. Verificar sapatos e roupas antes de vesti-los também é indicado.

3 Outros procedimentos conhecidos podem ajudar?
Crenças populares, geralmente, mais atrapalham do que ajudam. Fazer um garrote pode causar gangrena, cortar o local da picada pode provocar hemorragia, sugar o veneno pode causar infecção na ferida, assim como colocar terra ou plantas no local.

4 O que é o soro em pó?
Segundo Otávio Mercadante, diretor do Instituto Butantan, o soro liofilizado está sendo testado e aguarda parecer da Anvisa, mas já se mostrou eficaz. Ele não precisa ser conservado em geladeira e é válido por quatro anos, contra dois do soro comum, mas é mais caro.


Texto Anterior: Saúde/Biologia: Aumenta o registro de picadas de serpente no país
Próximo Texto: Passei por isso: Ação rápida evitou uma piora no quadro de saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.