São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção na boca faz mal ao coração

DA REPORTAGEM LOCAL

Infecções na boca podem desencadear uma doença grave chamada endocardite infecciosa em pessoas que já sofrem do coração. Ela afeta o revestimento interno do coração e mata em 25% dos casos, segundo estudos.
Os doentes mais suscetíveis são os que se submetem a transplantes de coração, os que têm válvulas cardíacas implantadas e problemas cardíacos congênitos, segundo a cirurgiã-dentista Gabriela da Costa de Angelis, que coordenará hoje uma mesa-redonda sobre o tema, durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia.
A infecção ocorre quando as bactérias que estão na boca (por causa de uma periodontite ou uma grande cárie, por exemplo) migram para o coração, por meio do sangue.
Gabriela de Angelis afirma que uma profilaxia dos dentes, como o tratamento do canal ou da periodontite, antes de um procedimento cardíaco, reduz muito o risco de o paciente adquirir a endocardite.
No Incor (Instituto do Coração) e no Instituto Dante Pazzanese, por exemplo, o trabalho de dentistas e cardiologistas na redução dos riscos da endocardite é feito de forma conjunta. (CC)


Texto Anterior: Vitaminas não previnem doença cardíaca
Próximo Texto: Projeto de Kassab reduz especialização de chefes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.