São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baixa umidade favorece variação de temperatura

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma cena tem se tornado comum nos últimos dias em São Paulo: quem sai de casa no meio da manhã veste roupas para calor e, ao final do dia, se não tiver lembrado de levar uma blusa, acaba passando frio.
A falta de chuva, além de contribuir para a baixa umidade do ar, também explica a grande variação de temperatura durante o dia. Segundo o CGE, quanto mais seco o tempo estiver, mais rápido o ar aquece e também mais rápido esfria. Se o ar estiver úmido, acontece o oposto.
"Como não há atualmente cobertura de nuvens no céu, existe muita perda radiativa, o que faz com que haja até 15 graus de diferença da temperatura mínima para a máxima num só dia", afirma Jonathan Cologna, técnico em meteorologia do CGE.
Na região de São Mateus, por exemplo, na zona leste, a temperatura mínima foi 12 C e a máxima foi 25,7C ontem -uma variação de 13,7 C.
A previsão do tempo também mostra essa tendência de grande variação entre as temperaturas máximas e mínimas. Para hoje, por exemplo, o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) prevê máxima de 27C e mínima de 15C em São Paulo. Para amanhã, a previsão é de uma variação ainda maior -mínima de 13C e máxima de 28C. (AB)


Texto Anterior: Ar seco põe SP em estado de emergência
Próximo Texto: Paulistano volta antes, mas não evita lentidão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.