São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Justiça obriga SUS a coletar células-tronco de recém-nascida

JÉSSIKA TORREZAN
DO "AGORA"

Um casal conseguiu na Justiça o direito de ter as células-tronco do cordão umbilical da filha coletadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). A decisão possibilitará que os pais, que não podem pagar pelo procedimento, guardem as células-tronco da recém-nascida Sara, na tentativa de salvar a vida da irmã, Júlia, 8, que tem leucemia.
Sara, que nasceu na manhã de ontem, é a terceira filha de Verônica e Ricardo Guilharduci. O casal descobriu a doença de Júlia há um ano. Segundo o pai, a garota já passou pela quimioterapia e aguarda que sua medula volte a funcionar normalmente.
Caso isso não ocorra, há 70% de chances de que as células-tronco da irmã possam ser usadas em um transplante. Não há compatibilidade para que outro membro da família faça a doação do órgão.
A ação foi proposta pelo advogado Rogério Vinicius dos Santos na Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, e, alguns dias depois, o juiz Osni Assis Pereira concedeu a liminar determinando a coleta.


Texto Anterior: Juízes querem comprar área de R$ 20 mi da prefeitura
Próximo Texto: Emenda à lei antifumo prevê até hora para fumar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.