São Paulo, Domingo, 10 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERIADO
Esquema do fim-de-semana prolongado será repetido no Réveillon
São Sebastião testa segurança

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
da Folha Vale

São Sebastião organizou para este fim-de-semana prolongado um esquema especial de segurança que vai servir como uma espécie de preparação da cidade para as festas de final de ano.
A polícia do município está preocupada com a possibilidade de o litoral norte receber cerca de 3,4 milhões de turistas durante a passagem de ano.
Neste feriado, o litoral deve receber 645 mil turistas, sendo 300 mil em São Sebastião.
A diretora de Turismo de São Sebastião, Célia Pinto, 52, espera ter até terça-feira uma idéia de como vai se comportar o esquema para o final do ano.
A prefeitura deslocou seis pessoas para fiscalizar bares, restaurantes e pousadas e coibir a atuação de clandestinos nas praias.
""Vamos vistoriar, tentar entender os problemas que podem surgir para subsidiar as discussões que faremos em novembro", disse Célia.
Segundo ela, o litoral norte já identificou o principal problema, que é a segurança. Faltam 70 policiais na região.
Outra preocupação, diz Célia, é a fiscalização no trânsito, que também estará reforçada.
""O número de policiais existente hoje é para a população de seis anos atrás. A colaboração da polícia é fundamental."
Na praia de Maresias, a mais frequentada do litoral norte, 30 fiscais estarão coibindo a presença de cães e quadriciclos nas praias. Guardas vão percorrer a ciclovia todas as noites.
""Vamos ensaiar para saber como está nossa estrutura", disse Lineu Alvim Coelho Filho, 40, do conselho comunitário de segurança de Maresias.
Os prefeitos e entidades civis do litoral requisitaram na semana passada ao secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi, o uso de câmeras de vídeo em todas as saídas para estradas, além de reforço no policiamento.
O pedido foi feito anteontem na Assembléia Legislativa, durante uma audiência com a Comissão de Segurança Pública.

Negócios
De olho no crescimento do turismo na passagem do ano, o hotel Arrastão, em São Sebastião, colocou 12 funcionários em um programa de treinamento e está terceirizando os serviços de alimentação e lavanderia.
A capacidade do hotel vai dobrar de 35 para 70 apartamentos.
""O problema de mão-de-obra é crônico. Trouxemos funcionários antigos de volta. A expectativa é grande", diz o gerente do hotel, Edelcio Miranda.
""Todos, sem exceção, estão melhorando as casas", diz Armando de Deus Rodrigues Filho, da associação que reúne 12 estabelecimentos na praia.
De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, a previsão é que cerca de 80% das 8.000 vagas existentes em hotéis e pousadas da cidade estejam ocupadas no final do ano.


Texto Anterior: Estamos investigando, dizem secretário e PM
Próximo Texto: Aparecida prevê público recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.