São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Depressão interfere em vida de casal

JULIO ABRAMCZYK

Estudos norte-americanos apontam que o nível de satisfação na vida de um casal pode estar relacionado à presença ou à ausência de depressão e/ou ansiedade nos parceiros.
Pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, e da Faculdade de Medicina da Universidade Brown correlacionaram, por meio de testes específicos, o nível de depressão e de ansiedade em cada um dos membros de 774 casais estudados, com o nível de satisfação e contentamento em relação à vida marital.
O estudo, relatado na revista "Journal of Consulting and Clinical Psychology" deste mês (vol. 72, nº 5), órgão oficial da Associação Americana de Psicologia, foi realizado em sete estados norte-americanos por Mark A. Whisman e colaboradores.
Os pesquisadores não observaram diferenças na intensidade da depressão ou ansiedade em relação ao sexo; isto é, quando o problema estava presente na esposa ou no marido.
Verificaram, porém, que quanto mais ansioso e/ou deprimido o parceiro (ou a parceira) estava, mais insatisfeito ele (ou ela) estava com o casamento. Observaram ainda que a depressão exerce maior influência do que a ansiedade em relação à satisfação no casamento.
Finalmente, os autores encontraram intensa insatisfação em relação ao casamento quando ambos os parceiros apresentavam altos índices de depressão.



Texto Anterior: Expectativa é coletar 12 mil amostras
Próximo Texto: Cirurgia plástica: Lançado 1º tratado brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.