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Obras vão reduzir saturação, diz NovaDutra
CCR, holding que controla a concessionária, afirma ter enviado à ANTT "todos os estudos de investimentos necessários solicitados"
Obras incluem marginais em trechos críticos e nova pista perto da divisa SP-Rio, diz
a agência, que não definiu se haverá aumento de tarifas
Almeida Rocha - 10.ago.06/Folha Imagem
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Congestionamento na rodovia Presidente Dutra, em SP
DA REPORTAGEM LOCAL
A necessidade de obras para a
via Dutra receber o atual fluxo
de veículos é reconhecida tanto
pela ANTT (Agência Nacional
de Transportes terrestres) como pela concessionária NovaDutra. Ambas vêm conversando para definir todos os trabalhos e o cronograma de implantação de novos dispositivos.
A CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), holding
controladora da NovaDutra,
diz ter enviado à ANTT "todos
os estudos de investimentos
necessários solicitados". Cabe à
agência determinar o que deve
ser feito.
As obras só vão começar, porém, quando for definido pela
ANTT o cronograma dos investimentos na concessão.
Essa série de obras -em execução e em projeto, em São
Paulo e no Rio- vai reduzir os
índices de saturação da Dutra,
afirma a ANTT, em nota oficial.
Também será determinado
que a NovaDutra faça adequações pontuais e operações especiais nos locais mais críticos
para o tráfego.
Além da implantação de uma
marginal no trecho mais crítico, na Grande Rio, o local ganhará operações especiais para
melhorar o fluxo nos horários
de pico, diz a agência.
As marginais nas regiões de
Guarulhos (Grande São Paulo),
de São José dos Campos (Vale
do Paraíba paulista) e da Baixada Fluminense estão em projeto e sob análise da ANTT.
A intervenção mais importante deverá ser a construção
de uma nova pista na serra das
Araras, quase na divisa de São
Paulo com o Rio.
Tarifa
Mesmo com as obras, a
ANTT ainda não definiu se vai
haver aumento da tarifa de pedágio ou do prazo do contrato.
"A princípio, não haverá impacto na tarifa nem prorrogação de prazo para essas obras. A
definição final ocorrerá com a
finalização do projeto e definição de custos para se verificar
se esses custos são compatíveis
com os previstos no fluxo de
caixa", diz a agência.
Para a ANTT, não existe alto
índice de mortes na Dutra.
"Existem várias rodovias com
índices superiores. O que estamos buscando com a criação
destes índices é estabelecer critérios e metodologias para reduzir esse índice [de mortes e
saturação] de rodovia em rodovia e trecho a trecho."
(JEC)
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