São Paulo, sábado, 10 de outubro de 2009

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Obras vão reduzir saturação, diz NovaDutra

CCR, holding que controla a concessionária, afirma ter enviado à ANTT "todos os estudos de investimentos necessários solicitados"

Obras incluem marginais em trechos críticos e nova pista perto da divisa SP-Rio, diz a agência, que não definiu se haverá aumento de tarifas

Almeida Rocha - 10.ago.06/Folha Imagem
Congestionamento na rodovia Presidente Dutra, em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A necessidade de obras para a via Dutra receber o atual fluxo de veículos é reconhecida tanto pela ANTT (Agência Nacional de Transportes terrestres) como pela concessionária NovaDutra. Ambas vêm conversando para definir todos os trabalhos e o cronograma de implantação de novos dispositivos.
A CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), holding controladora da NovaDutra, diz ter enviado à ANTT "todos os estudos de investimentos necessários solicitados". Cabe à agência determinar o que deve ser feito.
As obras só vão começar, porém, quando for definido pela ANTT o cronograma dos investimentos na concessão.
Essa série de obras -em execução e em projeto, em São Paulo e no Rio- vai reduzir os índices de saturação da Dutra, afirma a ANTT, em nota oficial.
Também será determinado que a NovaDutra faça adequações pontuais e operações especiais nos locais mais críticos para o tráfego.
Além da implantação de uma marginal no trecho mais crítico, na Grande Rio, o local ganhará operações especiais para melhorar o fluxo nos horários de pico, diz a agência.
As marginais nas regiões de Guarulhos (Grande São Paulo), de São José dos Campos (Vale do Paraíba paulista) e da Baixada Fluminense estão em projeto e sob análise da ANTT.
A intervenção mais importante deverá ser a construção de uma nova pista na serra das Araras, quase na divisa de São Paulo com o Rio.

Tarifa
Mesmo com as obras, a ANTT ainda não definiu se vai haver aumento da tarifa de pedágio ou do prazo do contrato.
"A princípio, não haverá impacto na tarifa nem prorrogação de prazo para essas obras. A definição final ocorrerá com a finalização do projeto e definição de custos para se verificar se esses custos são compatíveis com os previstos no fluxo de caixa", diz a agência.
Para a ANTT, não existe alto índice de mortes na Dutra. "Existem várias rodovias com índices superiores. O que estamos buscando com a criação destes índices é estabelecer critérios e metodologias para reduzir esse índice [de mortes e saturação] de rodovia em rodovia e trecho a trecho." (JEC)


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