São Paulo, sábado, 10 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA
Relógios devem ser adiantados em uma hora; medida vigora até o dia 21 de fevereiro de 99 em 11 Estados e no DF
Horário de verão começa à meia-noite

da Sucursal de Brasília

O 25º horário de verão do Brasil entra em vigor amanhã no Distrito Federal e em outros 12 Estados brasileiros. A partir da 0h, os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
O horário de verão irá terminar no dia 21 de fevereiro do ano que vem, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Além do Distrito Federal, a medida deverá vigorar na Bahia, em Tocantins e em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Nos demais Estados, a medida não é adotada porque não há uma diferença de luminosidade sensível durante o verão -alguns deles ficam inclusive acima da linha do Equador e, portanto, devem entrar no inverno em dezembro.
Neste ano, o Ministério das Minas e Energia volta a adotar a mudança na madrugada entre sábado e domingo. No ano passado, devido à visita do papa João Paulo 2º e à missa por ele celebrada no domingo, a adoção do novo horário ocorreu na madrugada entre o domingo e a segunda.
O ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, garantiu ontem que não haverá adiamento do término do horário especial, como ocorreu neste ano.
Em fevereiro passado, o horário de verão foi prorrogado por 15 dias por causa dos problemas de abastecimento de energia elétrica verificados no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Com o horário especial, ocorre uma economia no consumo de energia porque ele possibilita um melhor aproveitamento da luz natural.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, também ocorre uma redução no consumo de energia durante os horários de maior demanda (das 18h às 20h).
Historicamente, a medida vem possibilitando uma economia de 4% no consumo nacional de energia elétrica consumida nos horários de pico. Como um todo, essa economia varia entre 0,7% e 1%.
O ministro Raimundo Brito garante que o adiamento da medida não será necessário porque os problemas de abastecimento de energia verificados no Rio de Janeiro e no Espírito Santo foram resolvidos pelos investimentos feitos pelas empresas distribuidoras desses Estados.

Relógios de rua
Na cidade de São Paulo, os 153 relógios de rua deverão ser ajustados automaticamente quando chegar a meia-noite, de acordo com a empresa que os administra, a L&C.
O metrô vai funcionar normalmente até a meia-noite. Amanhã, as estações abrem às 5h pelo novo horário (veja quadro ao lado).
Segundo a Infraero, os horários das viagens de avião devem ser confirmados com as companhias.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.