São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carreiras da USP têm diminuição na concorrência

Dos 103 cursos em disputa, 85 registraram menor procura no vestibular 2007 em relação ao último processo seletivo

Criação de vagas nas outras universidades públicas de SP e Prouni explicam queda, diz pró-reitora; publicidade é de novo o curso mais disputado

SIMONE HARNIK
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

A USP teve queda generalizada na relação candidato/vaga no vestibular 2007. Dos 103 cursos, 85 apresentaram diminuição da procura em relação ao último processo seletivo. Apenas 14 carreiras tiveram aumento na procura, a maior parte delas no campus de Ribeirão Preto. Nas carreiras com maior queda de procura figuram as da USP Leste, criadas em 2005.
O curso mais disputado, pela segunda vez seguida, foi publicidade, com 45,74 candidatos por vaga. A procura foi menor que no último processo seletivo, quando 61,08 vestibulandos concorriam a cada vaga.
A queda da concorrência é reflexo da queda total do número de inscritos. Neste ano são 142.656 vestibulandos -16,3% a menos do que no ano passado.
A pró-reitora de graduação da USP, Selma Garrido Pimenta, diz que a redução foi causada por dois motivos: o primeiro é o Prouni, programa do governo federal que concede bolsas em universidades privadas a alunos de baixa renda. Neste ano, houve 36.700 benefícios.
O segundo é a ampliação da oferta de vagas públicas no Estado. A recém-inaugurada UFABC (Universidade Federal do ABC), por exemplo, ofereceu 1.500 postos no vestibular.
Para a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, apesar da menor concorrência, ser aprovado não vai ficar mais fácil: "Continuam concorrendo os mais preparados".
A primeira fase da Fuvest será no próximo dia 26 e estão em disputa 10.482 vagas -10.202 na USP, cem na Santa Casa e 180 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.


NA INTERNET - Leia lista completa com a relação candidato/vaga www.folha.com.br/06313


Texto Anterior: Violência: Funcionária da Abril é morta por ex-noivo
Próximo Texto: Ambulantes fecham o comércio e enfrentam policiais no Brás
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.