São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Forte de Copacabana terá, neste verão, roda-gigante, bares e pista de dança

MARIA LUIZA RABELLO
DA SUCURSAL DO RIO

O Forte de Copacabana, na zona sul do Rio, será palco de um centro de entretenimento de 6.000 m2 neste verão, com uma roda gigante de 36 m de altura. Construído em 1908, é patrimônio do Exército e tombado pelo Estado.
A iniciativa é da Skol, que, com autorização do governo estadual, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Exército, montou a roda-gigante. O local terá ainda um ambiente com bares, pista de dança, DJs, mesas de jogos e lojinha de presentes.
A inauguração do centro de entretenimento será no dia 20, e ele vai funcionar até 9 de fevereiro. Depois disso, a roda-gigante será desmontada. São esperadas 4.000 pessoas por dia, e o ingresso vai de R$ 5 a R$ 30. Após as 19h, só poderão entrar maiores de 18 anos. Aos sábados, domingos e no Carnaval, a atração funcionará até as 2h.
A novidade carioca -inspirada na London Eye, roda-gigante que fica à beira do rio Tâmisa, em Londres- pesa 80 toneladas e pode transportar até 144 pessoas ao mesmo tempo.
Segundo o comandante do complexo, coronel Edson de Oliveira, os recursos repassados ao Exército pelo aluguel -cujo valor não foi divulgado- serão aplicados "na preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural do Forte".
Em 1922, o Forte foi palco da "Revolta dos 18 do Forte de Copacabana", uma das rebeliões do Movimento Tenentista. Hoje, ele abriga a sede do Museu Histórico do Exército.


Texto Anterior: Serra proíbe celular apenas em salas de aula estaduais
Próximo Texto: Gestão Lula reduziu em 50% entrega de camisinhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.