São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usina rompe e assusta 200 famílias em RO

Vazamento, que poderia atingir duas cidades, foi dispersado no caminho e contido por outra barragem

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O rompimento da barragem de uma usina hidrelétrica em construção, em Vilhena (698 km de Porto Velho), na tarde de anteontem, causou danos ambientais e a retirada preventiva de ao menos 200 famílias.
Com volume estimado em 3,1 bilhões de litros d'água e cerca de 40 m de altura, o reservatório da Pequena Central Hidrelétrica de Apertadinho, do grupo privado Cebel (Centrais Elétricas Belém S/A), se rompeu por volta das 14h. O acidente colocou em risco as cidades de Pimenta Bueno e Cacoal, cortadas pelo rio Comemoração, onde fica a usina.
Havia chance de uma onda com velocidade de até 10 km/h atingir a região. O vazamento se dispersou e foi contido pela barragem de outra usina, a Rondon 2, a 73 km do ponto do rompimento.
A causa do acidente ainda é desconhecida. O governo suspeita de falha geológica ou problemas na construção da barragem. A Justiça de Rondônia acatou ontem pedido do Ministério Público do Estado para a realização de perícia na barragem. A promotora Aidee Torquato também pediu a interdição da área.
A usina é construída pelo consórcio Vilhena, formado por Schahin Engenharia e Empresa Industrial Técnica. O consórcio disse em nota que apura as causas. (PABLO SOLANO, MATHEUS PICHONELLI E RODRIGO VARGAS)

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: SP transfere 40 presas de cadeia superlotada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.