São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo fará programa para criança até 3 anos

DA SUCURSAL DO RIO

O governo federal deve apresentar neste ano uma nova política para atendimento da população de zero a três anos.
Uma das referências será um programa do Rio Grande do Sul de 2003. O PIM (Primeira Infância Melhor) consiste no acompanhamento constante e na orientação de famílias de baixa renda sobre como cuidar dos filhos.
O PIM já inspirou o Primeira Infância Completa, da Prefeitura do Rio, que começou no ano passado com 1.000 famílias e será expandido neste ano para 2.000.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, diz, no entanto, que ele não substitui a política de ampliação de creche. O desafio, segundo ela, é expandir, melhorando a qualidade.
"As crianças mais pobres ingressam nas escolas com um vocabulário muito reduzido em comparação às de maior renda. Esse problema tem que ser enfrentado desde cedo, já nas creches, com o acesso a livros e atividades de estimulo à leitura."
É o caso de Vitória Vieira, 3. Moradora da favela Parque Alegria (centro do Rio), ela conseguiu uma vaga numa creche recém-inaugurada.
Sua mãe, Viviane Ferreira, 23, tem cinco filhos e só três livros em casa. Ela diz que a filha gosta de ler e espera que, na creche, possa desenvolver essa habilidade.


Texto Anterior: Nordeste tem mais alunos no ensino infantil
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.