São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos casos de diarreia preocupam litoral norte

Na Santa Casa de Ubatuba, cerca de 50 pacientes atendidos ontem estavam com diarreia

Vigilância Sanitária coletou amostras de água nas praias que registraram mais casos de diarreia; material será analisado pelo Adolfo Lutz


DA REPORTAGEM LOCAL

Cidades do litoral paulista entraram em alerta em razão do surto de diarreia que atinge o município de Guarujá (SP) desde o fim do ano passado. Hospitais e postos municipais de saúde do litoral norte foram orientados pelas prefeituras a informar às Vigilâncias Epidemiológicas se passarem a atender a um número incomum de pacientes com disenteria.
"Acompanhamos a evolução dos casos em nosso município e nos vizinhos. Ainda, não há surtos na região", disse o secretário de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, André José de Arruda Procópio.
Na Santa Casa de Ubatuba, cerca de 50 dos 150 pacientes atendidos ontem estavam com diarreia, segundo funcionários.
No Guarujá, entre os dias 31 de dezembro e 3 deste mês, foram registrados 780 casos de diarreia. Na semana passada, a prefeitura admitiu o aumento de casos, mas descartou que houvesse um surto.
O hospital Santo Amaro, o maior da cidade, chegou a atender a 300 pessoas por dia com diarreia. Ontem, foram registrados quase cem casos, conforme funcionários.
Santos, Praia Grande e São Vicente também registraram vários casos de diarreia.
A doença costuma ser provocada pelo contato com água contaminada e pela ingestão de alimentos estragados ou sem condições de higiene.

Qualidade da água
Na semana passada, a Vigilância Sanitária coletou amostras de água nas praias que registraram mais casos de diarreia. O material será analisado pelo Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista. O resultado deve sair ainda neste mês.
A Sabesp afirmou, em nota, que não há nenhum problema com a qualidade da água no Guarujá. Segundo o órgão, a água fornecida à população atende aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disse, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que não foi informada sobre surtos de diarreia em nenhum município.


Texto Anterior: Antônio Rezende Guedes (1947-2010): O mineiro gostava de astronomia, geografia e Raul Seixas
Próximo Texto: Foco: Rio limita total de cadeiras e proíbe a caipirinha e o queijo coalho em praias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.