São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Júlia e Gabriel são os nomes de bebês mais comuns no Brasil

Pesquisa foi realizada por um portal com pais de 28 mil crianças que foram batizadas em 2009

DA REPORTAGEM LOCAL

Conhece o Enzo? O Yan? E o Derek? Se a resposta for negativa, aguarde alguns anos e cheque a lista de convidados da festa infantil mais próxima. Esses nomes estão em uma lista dos que mais batizaram bebês no Brasil em 2009, respectivamente em 9º, 40º e 99º lugar.
A pesquisa inclui 28 mil bebês de usuários cadastrados no portal BabyCenterBrasil.com, franquia nacional do site que realiza tradicionalmente a consulta no mundo todo. A maior parte desse público está no Sudeste e é de classe média e alta.
Em 2009, segundo a consulta, Júlia (ou Giúlia), Sofia (ou Sophia) e Maria Eduarda, nessa ordem, foram os três nomes femininos mais comuns. Os masculinos foram Gabriel, Artur (ou Arthur) e Mateus (ou Matheus). João, sem segundo nome, está em 30º. Maria nem figura entre os 100 mais comuns (veja a lista completa em www.folha.com.br/100102).
Contudo, Maria e Ana são os nomes preferidos para nomes compostos femininos (como Maria Clara ou Ana Júlia). Henrique é o mais comum entre masculinos (como Pedro Henrique ou João Henrique).
Quase metade dos pais (42%) dizem na pesquisa que escolheram o nome por ele "ter um significado interessante ou importante" e 38% o fizeram por "ser um nome simples".
Em 53% dos casos, a decisão foi dos pais juntos. Em 28%, só da mãe; em 15%, só do pai; em 3%, do irmão; em 1%, dos avós.


Texto Anterior: Foco: Rio limita total de cadeiras e proíbe a caipirinha e o queijo coalho em praias
Próximo Texto: Nova estação Sacomã do metrô abre para testes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.