São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova estação Sacomã do metrô abre para testes

Estação é a primeira com "portas antissuicídio" de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O Metrô abriu ontem, para testes, a estação Sacomã, a primeira da expansão da linha 2-verde que hoje liga o Alto do Ipiranga à Vila Madalena passando pela av. Paulista.
A chamada Operação Assistida funcionou ontem pela primeira vez das 10h30 às 15h para testes de operação dos equipamentos e treinamento dos funcionários. A Operação Assistida continuará a ser feita todos os dias, sem data para terminar.
Quem quiser pode embarcar de graça das 10h30 às 15h para ir até o Alto do Ipiranga (lá, será preciso pagar a passagem para seguir o percurso).
Quando todo o sistema estiver perfeito, o Metrô abrirá a estação para o início da operação comercial, aí sim integrada com todo o sistema de metrô e trens da cidade.
A estação Sacomã é a primeira do sistema que conta com catracas com portas de vidro e portas de plataforma -apelidadas de portas antissuicídio, que só abrem depois que o trem para e impedem o acesso do usuário aos trilhos.
As próximas estações da linha 2-verde -Tamanduateí e Vila Prudente- e toda a linha 4-amarela, prometidas para março, terão os mesmos equipamentos. Algumas estações atuais também terão esses novos sistemas.
A entrega da estação Sacomã está atrasada. O governador José Serra (PSDB) havia prometido iniciar os testes em dezembro, mas a operação foi suspensa na véspera de seu início porque os equipamentos não estavam funcionando adequadamente. O início do funcionamento tarifado da estação estava previsto para a segunda quinzena deste mês.
O metrô afirma que o atraso na abertura da estação Sacomã não afetou o cronograma atual de obras, incluindo as inaugurações de parte da linha 4-amarela e das demais estações da linha 2-verde.
(EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Júlia e Gabriel são os nomes de bebês mais comuns no Brasil
Próximo Texto: Trânsito: Suspenso há 19 dias, rodízio volta hoje em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.