São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Brasil & companhia

DA REVISTA DA FOLHA

É difícil dissociar o Brasil do Carnaval -ou vice-versa-, mas nem sempre o país foi o senhor da festa. No século passado, a folia de Momo era uma das grandes festas européias, principalmente no mundo mediterrâneo, e associada a lugares como Nice (França) e, no século 18, Veneza e Roma (Itália). Com a mudança dos costumes, a festa acabou relegada a uma ou outra cidade.
Na Itália, durante as comemorações do Ferragosto, festa que anuncia o começo do fim do verão, a população costuma emendar a semana. A maioria dos estabelecimentos fecha, e os italianos aproveitam para viajar.
Na Alemanha, os feriados mais importantes são Natal, Ano Novo e Páscoa (de sexta a segunda). Regionalmente, porém, a Oktoberfest de Munique, de 22 de setembro a 7 de outubro, pára o Estado da Baviera.
Outro país onde a Semana Santa é muito comemorada é a Espanha. Quinta e sexta são feriados oficiais, mas as aulas são suspensas durante a semana.
Em Sevilha, capital da Andaluzia, a Feira de Abril paralisa parte do comércio, e uma parcela considerável dos espanhóis aproveita os dias de festa, nenhum deles caracterizado oficialmente como feriado, para folgar.
Em Portugal, na Semana Santa, as aulas também são suspensas por uma semana, mas comércio, indústria e sistema bancário só fecham quinta e sexta-feira santas.
Paulo Machado, coordenador de Turismo do Icep (Investimento, Comércio e Turismo de Portugal), conta que os lisboetas também costumam emendar uma semana de folga, dependendo do calendário, de 10 de junho, Dia de Portugal, com o 13, Dia de Santo Antônio, feriado municipal.
"Lisboa vira uma cidade fantasma. Por conta da proximidade do verão, as pessoas aproveitam para viajar, mas nada que se assemelhe ao que ocorre no Brasil durante o Carnaval", diz.


Texto Anterior: Mudanças prometidas no Réveillon só acontecem após Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.