São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

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Prefeitura culpa chuva por atraso em reparo

DA REPORTAGEM LOCAL

A administração Gilberto Kassab (DEM) atribui a demora para tapar os buracos nas últimas semanas à sequência de 47 dias ininterruptos com chuva na cidade de São Paulo.
"Houve dificuldade para fazer os serviços porque não dá para tapar buraco com asfalto molhado. Seria jogar dinheiro fora. Houve uma redução do tempo disponível para os trabalhos", afirma Eugênio Pavicic, superintendente das usinas de asfalto da prefeitura.
Segundo ele, foram tapados 50 mil buracos em janeiro deste ano, 10% menos do que no mesmo período de 2009, por conta dessa dificuldade.
A gestão Kassab estima um surgimento de mil buracos diariamente, número que pode duplicar em períodos de chuva.
Pavicic afirma que as condições devem melhorar nos próximos dias -tanto devido aos mutirões para tapar os buracos quanto pelo recapeamento.
Após ser informada do descumprimento dos prazos, a Secretaria das Subprefeituras relatou que cinco dos buracos citados foram tapados ainda ontem e que os demais também devem ser reparados.
A prefeitura afirma possuir 60 equipes para realizar os serviços de tapa-buraco.
A administração Kassab exalta a retomada dos investimentos em recapeamento como uma solução mais duradoura para resolver os problemas.
Após ter feito a recuperação de 220 km em 2008, os serviços ficaram interrompidos nos primeiros dez meses do ano passado, quando foram anunciados novos recapeamentos em mais de 60 km. Nas últimas semanas, mais serviços foram iniciados, totalizando "185 km em curso", segundo Pavicic.
O superintendente da prefeitura diz que a meta é bater neste ano um recorde de vias recapeadas -passando de 400 km, incluindo os 100 km que serão reparados pela Dersa (empresa estadual) devido às obras de ampliação na marginal Tietê.
Segundo a gestão Kassab, os serviços de recapeamento previstos trazem uma economia de 65 mil buracos a cada ano e de R$ 4,6 milhões anuais.
Sobre problemas em corredores de ônibus, a prefeitura diz que eles foram "construídos nas gestões passadas" de forma inadequada, com piso comum.
A gestão Kassab afirma também que já recuperou sete das dez faixas exclusivas de ônibus da capital, com asfalto de mais durabilidade. (AI e MB)


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