São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

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Motorista ignora site para reclamações

DA REPORTAGEM LOCAL

"Tudo o que eu faço é xingar e passar por cima", diz o gerente comercial Aparecido Viana, 60, sobre o que costuma fazer para que os buracos que encontra pelas ruas sejam tapados.
A prefeitura dispõe de um canal on-line em que é possível informar a existência de aberturas no asfalto e solicitar seu conserto. No entanto, assim como Viana, muitos motoristas com quem a reportagem conversou não sabiam nem sequer da existência desse serviço.
O SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão; http://sac.prefeitura.sp.gov.br) permite pedir não só o conserto de buracos mas também dezenas de atividades que são de responsabilidade da prefeitura.
Ao solicitar o tapa-buraco, o cidadão precisa informar a localização do problema e, se quiser acompanhar a resolução, fornecer alguns dados pessoais. Pelo RG ou pelo número da solicitação é possível consultar o andamento dos pedidos.
No caso dos buracos, porém, a reportagem verificou falhas nas informações on-line: duas aberturas que já haviam sido tapadas apareciam como se ainda estivessem abertas e duas abertas constavam como já solucionadas. Segundo a prefeitura, isso ocorre por fatores diversos, como reabertura de buracos que já foram tapados.
De acordo com Vahan Agopyan, professor de engenharia civil da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), essa relação entre poder público e cidadãos ainda está em fase de aperfeiçoamento.
Segundo ele, no Reino Unido e no Canadá o motorista que tiver a roda danificada por um buraco pode acionar a autoridade local e pedir ressarcimento. "Mas no Brasil não temos o hábito de exigir os serviços públicos a que temos direito".
Para Agopyan, a manifestação dos cidadãos é útil para o próprio o órgão público, que consegue avaliar melhor os serviços que executa.


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