São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Game simula situações de risco para treinar policiais

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Pesquisadores de São Carlos estão finalizando um software que funciona como um jogo de computador e que servirá para treinar policiais e agentes de segurança.
O game simula ações táticas em diferentes ambientes, com o objetivo de treinar o nível de estresse e o controle psicológico dos profissionais diante de situações tensas.
"Não é um sistema para treinar se o policial é um bom atirador, mas, sim, a abordagem dele durante uma situação de risco", explica o diretor da Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, Antonio Valério Netto, doutor em computação pela USP.
O jogo consiste em um programa que, instalado em um computador e projetado em um telão, cria um ambiente de realidade virtual.
A arma do próprio policial é usada no treinamento, mas sem munição. Um bastão de laser é adaptado dentro do cano do revólver, o que permite interagir com o sistema.
Comandos de voz, captados por meio de microfone, também possibilitam a interação entre o profissional e os personagens do game.
Em uma das cenas do jogo, dois homens pulam um muro em um ambiente noturno. O policial que está sendo treinado pode usar comandos de voz, como "Mãos ao alto". A reação dos personagens virtuais vai determinar se o policial deve usar seu revólver.
"Isso permite treinar o profissional sobre como ele deve agir antes de atirar ou até mesmo de empunhar a arma. Permite que o treinamento seja feito de forma intensiva, até que essa ação se torne instintiva", diz Valério Netto.
De acordo com o pesquisador, o software deve ser apresentado a partir de março para testes de potenciais clientes. A estimativa é que custará cerca de R$ 50 mil, incluindo os equipamentos.
O foco inicial, segundo o pesquisador, é oferecer o produto a Guardas Municipais e empresas de segurança privada e, depois, às polícias Civil e Militar.


Texto Anterior: Acusados de receptar joias da Tiffany estão soltos
Próximo Texto: Prefeitura despeja entulho em córrego
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.