São Paulo, quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARIA DE LOURDES M. MATENCIO (1964-2009)

Malu, uma pesquisadora em linguística

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Malu, recém-saída de um pós-doutorado em linguística na França, lia aos montes.
Segundo o marido, o professor de química da UFMG Tulio Matencio, nem só com teoria se distraía a mulher: entre seus livros, havia também romances.
Para a amiga e professora Juliana Alves Assis, Maria de Lourdes Meirelles Matencio era generosa: todo o conhecimento que buscava adquirir com os livros, preocupava-se em dividir com os alunos.
"Ela foi uma mentora intelectual", conta a amiga. Formada em 1989, em letras, pela Unicamp, onde fez mestrado e doutorado em linguística, Malu era professora da pós-graduação da PUC-MG e vice-presidente da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Seus estudos focam a formação de professores.
Em 1992, Malu conheceu o segundo marido, Tulio, um francês que veio ao país fazer pós-doutorado na Unicamp e por aqui ficou. Tiveram um filho, de nove anos. Do primeiro casamento, Malu deixa uma filha de 28 anos, engenheira mecatrônica.
Em meados de fevereiro, descobriu um tumor na cabeça. Dias depois, realizou uma cirurgia para retirá-lo.
Não resistiu a complicações de saúde e morreu na segunda da semana passada, poucos dias antes de completar 45 anos -e com inúmeros projetos em aberto. A missa de sétimo dia foi ontem, em Belo Horizonte (MG).

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Outra licitação da merenda está sob suspeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.