São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Livro prepara para mercado de trabalho
Engenheiros obtêm mais empregos

FERNANDO ROSSETTI
da Reportagem Local

Engenharia é o curso universitário que melhor habilita as pessoas a disputarem postos de trabalho no momento atual do país, defende o professor titular de economia do trabalho da Universidade de São Paulo, Roberto Macedo, que lançou ontem um livro de orientação para a escolha profissional.
"O curso de engenharia dá uma formação sólida em lógica matemática e em como resolver problemas, que favorece a obtenção de um emprego", diz Macedo -que aponta administração como o segundo curso mais favorável.
Mas fazer uma graduação hoje não define a profissão, ressalta o economista. "Faça mecatrônica, por exemplo, mas esteja preparado para ser fiscal de renda", diz, com base em estudos que mostram que os engenheiros são os profissionais mais aprovados em concursos da Receita Federal.
Com título "Seu Diploma, sua Prancha" (Ed. Saraiva, 260 págs., R$ 22), a obra é destinada principalmente a estudantes secundaristas. Mas tem uma abrangência que o torna útil para qualquer ingressante no mercado de trabalho.
A principal restrição é que não é uma leitura agradável -embora haja um evidente esforço de didatismo. Na tentativa de transpor conceitos da área econômica para o cotidiano dos jovens, Macedo adota as metáforas da "prancha", que seria o diploma do estudante, e da "onda", que representa o mercado de trabalho.
Mas, mesmo assim, não escapa da aridez de temas como a rigidez do mercado de trabalho formal.
Ressalvas à parte, o livro é uma boa coletânea de dicas para a chamada empregabilidade.
Parte do básico: quanto mais se estuda, maiores as chances de obter um emprego melhor remunerado. Amplia essa idéia criticando a especialização precoce. Sugere que se busque testes vocacionais . E defende que se deve ter tranquilidade para fazer experiências no início da vida profissional.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.