São Paulo, sábado, 11 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No 100º dia, Kassab cria mais uma secretaria

Prefeito nomeia deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM) para nova Secretaria Especial de Articulação Metropolitana

No discurso de posse, prefeito afirmou que iria apertar os cintos e congelou 20% do Orçamento; ordem foi para cortar cargos de confiança


Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
DIA DE FESTA
O prefeito de SP, Gilberto Kassab (DEM), participa da inauguração de clube-escola na Vila Maria (zona norte); no evento, Kassab colocou chapéu de equipe de dança que se apresentou

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao completar ontem cem dias de seu segundo mandato à frente da Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) anunciou a criação de mais uma secretaria.
O deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM) foi nomeado para ocupar a nova Secretaria Especial de Articulação Metropolitana. Candidato derrotado a prefeito de Guarulhos na eleição do ano passado, o novo secretário é marido da vereadora de São Paulo Sandra Tadeu Mudalen (DEM). O casal é ligado à Igreja Internacional da Graça -Kassab participa hoje de um evento da igreja no Vale do Anhangabaú.
A principal marca dos cem primeiros dias desse segundo governo de Kassab foi o corte de gastos. Ele congelou R$ 5,5 bilhões, o equivalente a 20% do Orçamento municipal, não autorizou nenhuma obra nova e até reduziu o ritmo de obras já em andamento. O prefeito diz que só em maio começará "gradualmente a ir liberando algumas verbas congeladas".
O aperto nos cintos foi anunciado já no discurso de posse de Kassab, em 1º de janeiro. Sua primeira ordem foi o corte do número de cargos de confiança nas empresas municipais. A prefeitura, porém, não informa quantos cargos foram extintos.
Além disso, entre dezembro e fevereiro, Kassab criou mais cinco secretarias: de Controle Urbano, Desenvolvimento Urbano, Relações Governamentais, Direitos Humanos e Segurança Urbana. No mesmo período, foi extinta a pasta da Desburocratização, criada no ano passado, e seu titular, Rodrigo Garcia, ex-sócio de Kassab, foi "promovido" a secretário de Gestão. No total, a prefeitura tem hoje 28 secretarias.

Articulação
"É uma secretaria muito enxuta, com a criação de um único cargo, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento", disse ontem o prefeito, que ainda não definiu quais serão as prioridades para a pasta.
Em nota, a prefeitura afirmou que a nova secretaria "terá a função de "estabelecer articulação permanente com os demais municípios da região metropolitana e instâncias dos governos estadual e federal", para mediar solução de "problemas de ordem supramunicipal".
"A meta [da nova secretaria] é promover entendimentos com municípios vizinhos e demais órgãos voltados à superação de problemas setoriais ou regionais comuns", diz a nota.
Sem equipe, Mudalen terá de contar com o apoio da Secretaria de Planejamento.
O novo secretário foi citado no escândalo da "máfia dos fiscais" na Subprefeitura da Mooca no ano passado. Em uma interceptação telefônica, a Polícia Civil captou uma conversa de Mudalen com Marcelo Eivazian, preso apontado como chefe do esquema de cobrança de propina de camelôs.
Em clima de intimidade, Mudalen pede apoio para a candidatura de sua mulher a vereadora. Em troca, Eivazian pede indicação para ser subprefeito.
Na época, Mudalen confirmou a conversa, mas negou conhecimento das irregularidades que envolviam Eivazian.


Texto Anterior: Foco: "Aberto à visitação", casarão do largo do Boticário expõe sua situação de abandono
Próximo Texto: No Rio, "Choque de Ordem" de Eduardo Paes perde fôlego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.