São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM monta guarda para evitar invasão

DA REPORTAGEM LOCAL

Bem na entrada da viela dos Peixes, que dava acesso ao amontoado de casas demolidas do Jardim Helena, uma base comunitária da Polícia Militar monta guarda permanentemente. É para evitar a volta do pessoal que saiu. Ou que outras famílias ocupem o local, aproveitando-se do fato de que as fundações e o chão das casas ainda estão lá, apesar das paredes caídas.
"Enquanto o poder público não resolver o problema da moradia, o risco de uma reinvasão é total. Ninguém mora na várzea do rio -às vezes literalmente dentro da água- porque quer. É porque precisa", diz a líder comunitária Alda Helena Cáris dos Santos Cruz, 53.
Uma moradora mostra à reportagem um galpão cheio de portas, janelas, pias e privadas velhas. "O pessoal saía de suas casas e vendia essas peças para o depósito, que quer revendê-las. E quem você acha que são os clientes desse tipo de negócio? Simples: é o próprio morador que saiu. Assim que ele tiver uma chance de voltar, recompra o material e refaz sua casa -ou usa as fundações de outra casa para reconstruir a sua. Basta levantar paredes."
Para evitar a reinvasão, a Subprefeitura de São Miguel Paulista está fiscalizando a área por meio de sobrevoos, além da vigilância "in loco" da PM.
Também para coibir uma nova tentativa de invasão, a prefeitura tem reiterado a promessa de seguir pagando os R$ 300 mensais a título de auxílio-aluguel "até que uma solução habitacional definitiva seja oferecida" -e não apenas durante seis meses, como chegou a ser anunciado logo no início.
Nesta semana, a prefeitura divulgará estudo sobre a situação fundiária dos terrenos que estão no perímetro do parque Várzeas do Tietê. Será possível saber qual o percentual dos imóveis regularizados face àqueles que estão em áreas invadidas. (LC)


Texto Anterior: A vila fantasma
Próximo Texto: Pacaembu completa 70 anos e prepara projeto de ampliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.