São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CYRO PEREIRA (1929-2011)

Um maestro da música popular

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ele nunca chegou a estudar regência de maneira formal, mas acabou se tornando um dos maiores maestros da música popular brasileira.
Morto na última quinta, aos 81, vítima de um câncer, Cyro Pereira foi o regente que comandou a orquestra dos grandes festivais da TV Record entre 1966 e 1969.
Pianista gaúcho, radicou-se em São Paulo nos anos 50. Seu mentor foi o compositor e arranjador Gabriel Migliori (1909-1975), com o qual aprendeu a escrever arranjos e orquestrações para música popular brasileira, destacando-se em programas como "O Fino da Bossa", com Elis Regina e Jair Rodrigues.
Pereira compôs obras eruditas no sentido estrito; contudo, seus arranjos de música popular e suítes de obras de outros compositores ficaram mais conhecidos.
Após a desativação das orquestras de rádio e TV, participou, em 1990, da Orquestra Jazz Sinfônica, que manteve vivo esse repertório, e costumava abrir seus concertos com as suítes de Pereira, regidas pelo próprio compositor.
No período de trabalho na rádio e na TV Record, conheceu suas duas paixões, além da música. A primeira, e mais duradoura, foi a cantora Esterzinha de Souza, 81, sua companheira até o final da vida. A segunda era o São Paulo, seu time do coração.
Embora não tivesse técnica aprendida em escolas, destacou-se por ser exigente e rigoroso. Bastava descer do pódio, contudo, que os ímpetos de ira e palavrões dos ensaios ficavam para trás. Seus alunos de orquestração da Unicamp e alguns músicos lembram-se dele como generoso, sincero e cheio de afeto.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Banco apura como caixas liberam notas manchadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.