São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Novo vertedouro do lago da Aclimação começa a operar, 2 anos após rompimento

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

O novo vertedouro do lago da Aclimação (região central de São Paulo) finalmente foi entregue pela prefeitura, mais de dois anos após o rompimento do antigo. Ele está em funcionamento desde o mês passado.
Mas os usuários do parque da Aclimação ainda têm a passagem bloqueada no trecho por onde escoa a água do lago. Isso porque faltam obras de reconstrução do pavimento, muro, alambrado e campo de futebol, ao redor do vertedouro, que só devem terminar em dois meses.
Essas instalações foram destruídas em fevereiro, quando, durante uma chuva forte, o lago transbordou.
Depois que as obras terminarem, as cerca de 40 aves que viviam no lago -patos, gansos, cisnes e marrecos- serão devolvidas ao local.
Quando o lago se esvaziou, no Carnaval de 2009, as aves foram resgatadas e depois levadas para o parque Ibirapuera (zona sul).
O vertedouro é o sistema que mantém o nível da água e evita, em caso de excesso de chuva, o rompimento da barragem. Diferentemente do anterior, que apenas transportava as águas para as galerias, o novo também controla a vazão do lago.
Quando o vertedouro antigo se rompeu, a água desceu pelo ralo, levando os peixes do lago. O equipamento foi consertado, de forma emergencial, no mesmo ano.
Em novembro passado, quando o novo vertedouro já estava em construção, o antigo foi desativado. Um canal extravasador de água, provisório, passou a ser usado para reter a água das chuvas.
Ele, porém, foi insuficiente para impedir que em meados de fevereiro a água do lago transbordasse e invadisse as ruas abaixo do parque.


Texto Anterior: Debate sobre o filme "Quebrando o Tabu" reúne 300 em SP
Próximo Texto: RS registra a menor taxa de vacinação de gripe A no Sul
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.