São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na avaliação do autor, templo é o seu projeto mais bonito

DA SUCURSAL DO RIO

Arquiteto desde 1934, quando se formou pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio, Oscar Niemeyer diz que nunca fez um projeto tão bonito como o da catedral de Niterói, vetado pela arquidiocese local. À Folha, o arquiteto afirma que, se tiver oportunidade, dirá a d. Alano Pena, arcebispo de Niterói, que "ele está equivocado".
As construções religiosas de Niemeyer são célebres. Ele projetou a igreja de São Francisco de Assis (1943) -na Pampulha, em Belo Horizonte-, a catedral de Brasília (1970) e a mesquita de Argel (1968), na Argélia.
A seguir, a entrevista em que Niemeyer falou à Folha sobre o problema, que ele diz ter ainda esperança de ver resolvido, caso o arcebispo reconheça a qualidade do projeto. A entrevista aconteceu na Casa do Baile, uma das construções de Niemeyer em Belo Horizonte, onde o arquiteto esteve durante a semana passada.

 

Folha - O sr. costuma dizer que o projeto da igreja católica no Caminho Niemeyer é o mais bonito que já fez. Por quê?
Oscar Niemeyer -
É verdade, é o mais bonito. Surgiu de uma maneira tão espontânea. Queria fazer uma cúpula. Uma cúpula solta no ar. Minha idéia era fazer uma igreja partindo dessa cúpula. Surgiu como uma mágica.

Folha - Como o sr. analisa a reação da arquidiocese ao projeto?
Niemeyer -
Estou lutando para fazer essa igreja. Não vou aceitar fazer uma que desenhei há três, quatro anos [referência ao segundo projeto, preferido do arcebispo e abandonado por Niemeyer].

Folha - O sr. já conversou com o arcebispo?
Niemeyer -
Não. Estou esperando ele falar para responder. Se eu for responder, eu vou dizer que não faço. Se ele disser que quer fazer a outra, eu vou dizer que ele está equivocado.

Folha - O sr. acha que a catedral será construída?
Niemeyer -
Estou aguardando o que ele vai me dizer. Ainda há alguma esperança que ele se contenha, sinta que tem que concordar, que é um atraso discutir esse problema depois de tantos anos. Arquitetura, para mim, é invenção. Uma invenção que propicie espanto, crie surpresa. Quando não é assim, é repetição. (ST)


Texto Anterior: Arquitetura: Igreja veta catedral suspensa de Niemeyer
Próximo Texto: "Estão querendo criar uma celeuma"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.