São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Estão querendo criar uma celeuma"

DA SUCURSAL DO RIO

Indicado pelo arcebispo de Niterói, d. Alano Pena, para falar à Folha, o arquiteto Edgard Guimarães Filho, 58, disse que o projeto de Oscar Niemeyer não se adapta à necessidade da Igreja Católica em Niterói. O arcebispo não quis dar entrevista. Segundo Guimarães Filho, o outro projeto de Niemeyer "estava com andamento adiantado quando, de repente, apareceu esse outro projeto".
Ele enaltece "a genialidade" de Niemeyer, mas reclama das dimensões internas da catedral.

 

Folha - Qual a situação do projeto da catedral?
Edgard Guimarães Filho -
O projeto teve uma pequena paralisação por causa de uma necessidade da arquidiocese. Antes do último projeto em voga, vamos dizer assim, havia outros. O segundo é o que mais se adaptou às necessidades. Estava com andamento adiantado quando apareceu outro projeto. A arquidiocese verificou que a redução do espaço para os fiéis foi muito grande.

Folha - Quanto foi reduzida?
Guimarães Filho -
Vou te dar em termos, sem ser preciso. Vamos dizer, de 3.000 para 1.000, por exemplo [redução de 67% na capacidade da catedral]. Estão querendo criar uma celeuma sem necessidade. Quem vai gerir a catedral é a igreja, por meio de sua arquidiocese. Ela acha que a população católica de Niterói, ela tem certeza disso, é muito grande.

Folha - A partir dessa constatação, o que aconteceu?
Guimarães Filho -
A arquidiocese solicitou que adaptasse o projeto, ou [reapresentasse] o outro, para que atendesse essa necessidade.

Folha - A solicitação foi apresentada quando ao projetista?
Guimarães Filho -
Pelo menos uns 30 ou 40 dias atrás.

Folha - Pelo próprio d. Alano?
Guimarães Filho -
Ele fez por meio do prefeito [Godofredo Pinto, do PT] e do doutor [José Carlos] Sussekind [engenheiro calculista que trabalha com Niemeyer].

Folha - E veio uma resposta?
Guimarães Filho -
Até agora não.

Folha - Niemeyer acha o projeto o mais bonito que já fez.
Guimarães Filho -
Concordamos com isso. Em nenhum momento a arquidiocese fez avaliação em termos da grandiosidade, da genialidade dele. A gente reconhece a sua valiosa colaboração à arquitetura mundial. (ST)


Texto Anterior: Na avaliação do autor, templo é o seu projeto mais bonito
Próximo Texto: "Moderno demais", templo demorou a ser sagrado em BH
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.